Otimização do processo de pintura automóvel pelo desenvolvimento de modelos de simulação numéricos CFD e ANN e de um modelo de gestão integrado

Cofinanciado por:
Acrónimo | MOSIPO
Designação do projeto | Otimização do processo de pintura automóvel pelo desenvolvimento de modelos de simulação numéricos CFD e ANN e de um modelo de gestão integrado
Código do projecto | POCI-01-0247-FEDER-072621
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Portugal

Entidade beneficiária |
  • CCEnergias - Auditoria e Consultadoria Energética, lda(líder)
  • Universidade da Beira Interior(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 05-02-2021
Data de inicio | 01-04-2021
Data de conclusão | 30-06-2023

Custo total elegível | 1147371.50 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 858485.99 €
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 226426.02 €

Resumo

 

A indústria automóvel enfrenta desafios tecnológicos permanentes para melhorar a sustentabilidade dos processos produtivos, nomeadamente desafios relacionados com a eficiência energética, a utilização racional da energia e a transição energética. Nesse sentido, as atividades no âmbito do projeto MOSIPO focam-se no processo com maior peso em termos de consumo energia na indústria de montagem automóvel e que é a pintura e-coat. Neste processo, os principais drivers energéticos são ar quente para a secagem da pintura na estufa, água quente para a estabilização da temperatura dos banhos no túnel de tratamento de superfície e energia elétrica para acionar um conjunto de equipamentos periféricos, nomeadamente ventiladores e sistemas de bombagem, necessários para o funcionamento do sistema. Este projeto irá prosseguir diferente linhas de investigação para possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética. Uma das linhas de investigação a desenvolver baseia-se na criação de um smart digital twin do processo de cura e-coat que resulta da criação de um modelo CFD - Estrutural acoplado, integrado numa base de dados Artificial Neural Network (ANN), que permitirá assegurar os requisitos de qualidade ótimos da carroçaria. Outra das linhas de investigação recai na avaliação das possibilidades de descarbonização do processo de pintura pela modelação CFD de incineradores térmicos de COVs, para prever com rigor o desempenho otimizado destes equipamentos, que culminará num modelo simplificado para a operação e controlo do incinerador. Nesta análise serão explorados os impactos da incorporação do hidrogénio como vetor energético para o processo produtivo. Outra linha de investigação consiste no desenvolvimento de um modelo global que integrará as linhas de investigação identificadas acima com um modelo simplificado da rede de periféricos da instalação, permitindo assim simular e analisar o desempenho de toda a instalação, quer em condições normais de operação quer a sua resposta em resultado da alteração das condições de funcionamento. Deste modo, serão propostas medidas de melhoria visando a redução do consumo energético e da emissão de CO2 e a incorporação de combustíveis alternativos, garantindo as condições de operação adequadas ao processo produtivo, bem como a exploração de possibilidades de aumentar a qualidade e/ou incremento da cadência de produção da estufa e-coat.

 


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O objetivo principal consiste em desenvolver um conjunto de ferramentas que permitam fazer a gestão otimizada da infraestrutura do processo de pintura e-coat de modo a conseguir tornar mais eficiente a utilização de energia, reduzir custos operacionais e descarbonizar o processo, sem colocar em causa a eficácia do processo industrial ou afetar negativamente a qualidade dos produtos. Para tal, propõe-se criar uma plataforma de gestão integrada do processo de pintura (protótipo) que permita simular as condições para obter um balanço energético ótimo. O protótipo assenta na digitalização de toda a infraestrutura do processo de pintura e-coat (equipamentos principais e periféricos), no desenvolvimento de um modelo simplificado de análise e na modelação detalhada da estufa e do incinerador de COVs. Assim, pretende-se criar um protótipo de solução com uma arquitetura modular que engloba:

  • A digitalização/ virtualização de toda a infraestrutura de produção do processo de pintura, o que inclui a modelação do circuito e equipamentos (principais e periféricos) associados à estufa e- coat;
  • A modelação de equipamentos consumidores de gás natural, com especial relevância para a simulação CFD do incinerador de COVs;
  • A modelação da estufa e-coat através de uma simulação CFD-CSD, criando um modelo digital que permite definir as suas condições ótimas de funcionamento e os respetivos parâmetros de afinação que cumpram os requisitos operacionais;
  • A criação do Smart-digital-twin (modelo CFD-Estrutural acoplado integrado numa base de dados Artificial Neural Network -ANN) para melhorar a qualidade do processo de secagem e tratamento térmico pós e-coating.

Foram selecionados os seguintes indicadores de performance para cada módulo da solução:

  • O Modelo CFD Incinerador deve gerar soluções ótimas para o seu funcionamento com diferentes misturas de combustível (gás natural e hidrogénio);
  • O Modelo CFD-CSD da estufa deve prever uma distribuição de temperaturas no interior da estufa para o respetivo ponto de afinação ótimo;
  • O modelo ANN deve conseguir estimar a afinação ótima da estufa;
  • O modelo global simplificado deverá permitir definir o ponto ótimo de funcionamento da generalidade da instalação da estufa de e-coat que resulta numa eficiência energética mais elevada.
Attribute Type Value
id integer 5033