2023

Desenvolvimento ao Longo da Vida

Nome: Desenvolvimento ao Longo da Vida
Cód.: PSI14452L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão do desenvolvimento como processo de transformação que ocorre ao longo da vida e os modelos teóricos explicativos da psicologia do desenvolvimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conceptualizar o desenvolvimento como processo de transformação que ocorre ao longo da vida
Conhecer modelos teóricos explicativos da psicologia do desenvolvimento
Identificar as principais mudanças desenvolvimentais que ocorrem ao longo das etapas do ciclo de vida
Relacionar as diferentes trajetórias de desenvolvimento com os fatores e contextos que influenciam a sua construção
Compreender a dinâmica entre risco, proteção e resiliência nas trajetórias de desenvolvimento adapatativas e inadaptativas
Conceptualizar relações entre desenvolvimento saúde e bem-estar

Competências de observação dos processos de desenvolvimento psicológico
Competências de análise das mudanças desenvolvimentistas à luz das teorias da psicologia do desenvolvimento
Capacidade de reflexão sobre as implicações na saúde e bem-estar das teorias da psicologia do desenvolvimento
Capacidade de reflexão sobre o seu processo de desenvolvimento potenciando a capacidade de pensar sobre si e sobre outros

Conteúdos Programáticos

I - Em torno do conceito de desenvolvimento
1. Conceito e fatores de desenvolvimento
2. Modelos e perspetivas teóricas da psicologia do desenvolvimento
3. Desenvolvimento e contextos
4. Dinâmicas do desenvolvimento
4.1. A dialética entre ganhos e perdas
4.2. Continuidade versus mudança
4.3. Acontecimentos de vida e transições
5. Desenvolvimento, saúde e bem-estar
II - Desenvolvimento ao longo do ciclo de vida
1. Aspetos do desenvolvimento psicológico na fase pré-natal
2. Aspetos do desenvolvimento psicológico na infância
3. Aspetos do desenvolvimento psicológico na adolescência e adultez emergente
4. Aspetos do desenvolvimento psicológico na idade adulta e no idoso
III – A construção de trajetórias de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida
1. Percursos de vida e construção de trajetórias de desenvolvimento adaptativas e inadaptativas
2. Fatores e mecanismos de risco, vulnerabilidade, proteção e resiliência
3. Envelhecer com sucesso ao longo do ciclo de vida

Métodos de Ensino

Metodologias de Ensino 1. Apresentação dos tópicos programáticos; 2. Atividades em grupo de reflexão e discussão de tópicos do programa. 3. Orientação do trabalho autónomo dos/as alunos/as, com indicação de leituras adequadas a cada tópico do programa e aos objetivos da unidade curricular. A plataforma e-learning [moodle] da universidade (https://www.moodle.uevora.pt/) será utilizada quer no sentido de apresentação de materiais de trabalho, quer para fóruns de discussão de temáticas relacionadas com os conteúdos programáticos.
Metodologias de Avaliação. A avaliação contínua implica a realização duma prova escrita (60%da classificação final e a elaboração de um trabalho realizados em grupo, que permita o aprofundamento de tópicos do programa (40%da classificação final). A avaliação final implica a realização duma prova escrita, incluindo esta, questões de aprofundamento (100% da classificação final).

Bibliografia

- Berk, L. (2014). Development through the lifespan. Pearson Education Editions.

- Boyd, D. & Bee, H. (2015). Lifespan Development. Pearson Education Editions.

- Bronfenbrenner, U. (Ed.) (2005). Making human beings human: Bioecological perspectives on human development. Sage

- Fonseca, A. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Climepsi Editores

- Harris, M., & Westermann, G. (2015). A student ́s guide to developmental psychology. Psychology Press.

- Lerner, R. & Overton, W. (2010). The Handbook of Life–Span Development. John Wiley & Sons.

- Slater, A., & Bremner, G. (Eds). (2017). An introduction to developmental psychology. TextBooks.

- Soares, I.(Ed) (2000). Psicopatologia do Desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto Editora.

- Steinberg, L., Bornstein, M., Vandell, D., & Rook, K. S. (2011). Lifespan development: Infancy through adulthood. Wadsworth.

Equipa Docente