2023

Comunicação com a criança/jovem e família

Nome: Comunicação com a criança/jovem e família
Cód.: ENF14521M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos e competências de nível avançado na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, que lhes permita comunicação eficaz e uma relação terapêutica com a criança/família.
O estudante deve:
Desenvolver competências de comunicação funcional, de autorreflexão e autoanálise
Conhecer o processo de intervenção da relação de ajuda na comunicação criança/jovem e família
Desenvolver o conhecimento e competências científicas, técnicas e humanas que visem a comunicação com a criança/jovem e família ao longo do seu ciclo de vida, a prestação de cuidados em resposta ao seu crescimento e desenvolvimento e à maximização da sua saúde;
Como resultados da aprendizagem, pretende-se que o estudante seja capaz de:
• Desenvolver técnicas de comunicação de forma a assistir a criança/jovem e família na maximização da sua saúde
• Promover o crescimento e desenvolvimento da criança e do jovem
• Utilizar os princípios de comunicação na relação com a criança/jovem e fa

Conteúdos Programáticos

• Comunicação com a criança/jovem e família, de acordo com o estadio de desenvolvimento, literacia, situação específica e contexto clínico;
• Entrevista à criança/jovem e/na família, desenvolvendo aptidões;
• A utilização da brincadeira como recurso e estratégia de comunicação;
• Comunicação com criança/ jovem em situações especiais e com necessidades especiais

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Método expositivo e participativo, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Seminários de peritos
Análise de artigos e documentos de referência.
Dinâmicas de grupo e análise de situações.
Orientação tutorial para apoio ao/a estudante no acompanhamento e desenvolvimento do trabalho de grupo e esclarecimento de dúvidas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será individual através da elaboração de um trabalho e este deverá ser apresentado. Cada elemento de avaliação deve ter classificação igual ou superior a 9,5 valores, para assegurar sucesso na UC. Considera-se aprovado o estudante que obtiver classificação final igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia

Chalifour, J (2008). A intervenção terapêutica: os fundamentos existencial-humanistas da relação de ajuda. Loures: Lusodidacta.
Fonseca, J. org. (2018). Afasia e comunicação após lesão cerebral : definição, classificação e reabilitação. Lisboa: Papa-Letras
Hockenberry, MJ e Wilson, D (2014). Wong, Enfermagem da criança e do adolescente (9ª edição, vol I e II). Loures: Lusociência. Edições técnicas e Científicas Lda.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lisboa: Lidel. ISBN:978-989-752-168-3
Diário da República, 2.ª série — N.º 133 — 12 de julho de 2018 - Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Ramos, A.; Barbieri-Figueiredo, M. (2020) – Enfermagem em Saúde da Criança e Jovem. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-989-752-344-1

Equipa Docente