2023

Anatomia Funcional e Atividade Humana

Nome: Anatomia Funcional e Atividade Humana
Cód.: ENF14500M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Explicitar os fundamentos descritivos da anatomia funcional humana.
Aplicar os princípios da anatomia funcional na análise das atividades motoras.
Discriminar as referências da anatomia de superfície, no corpo humano.
Relacionar a atividade física com a saúde.
Analisar a relação do meio físico com a atividade humana (ergonomia).

Conteúdos Programáticos

1- Anatomia funcional.
Movimentos articulares no esqueleto axial.
Movimentos articulares no esqueleto apendicular.
2 – Ações musculares
Fisiologia da contração muscular.
Tipos de contração e de movimento.
Grupos funcionais.
Coordenação das funções musculares.
Força de alavanca no corpo humano.
3 – Anatomia de superfície.
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, tronco e membros.
4- Postura e marcha.
Avaliação da postura no plano frontal, sagital e transversal.
Ciclo da marcha.
Ações musculares no ciclo da marcha.
5 – Atividade física e saúde.
Exercício físico em populações saudáveis.
6 – Atividade humana e meio físico.
Conceito de ergonomia.
Posturas de trabalho.
Natureza das tarefas.

Métodos de Ensino

As metodologias visam produzir aprendizagens e tornar os estudantes autónomos nos processos de pesquisa e apropriação de conhecimentos. Associam-se estratégias de transmissão de conteúdos com discussão e análise dos temas propostos, articulando o conhecimento da anatomia funcional com a utilidade clinica e conceptual em enfermagem de reabilitação. Estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências incluem pesquisas teóricas e debates em sala de aula. A orientação dos estudantes é centrada na análise das situações problema propostas. Competências de escrita e oralidade são desenvolvidas paralelamente com a aquisição de conhecimentos.
Os estudantes realizam uma prova individual cujo resultado define a classificação fina, na escala de 0-20 valores. Em conformidade com o Regulamento académico podem os estudantes optar pelo método de avaliação final.

Bibliografia

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Kapandji, A. I. (2019). The psysiology of the loints (7ª ed. Vol. 1,2,3). Pencaitland: Handspring Publishing.
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Neumann, D. A. (2018). Cinesiologia do aparelho músculoesquelético: Fundamentos para reabilitação (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed.). Lisboa: Lidel.
Yasuda, T. (2019). Field-Based Simplified Approach of Evaluating Knee Extensor Muscle Strength and Size in University Freshmen Women. Journal of Sport Rehabilitation, 28(5), 398-401.