2023

Processos Complexos da Pessoa em Situação Crítica

Nome: Processos Complexos da Pessoa em Situação Crítica
Cód.: ENF14496M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/243 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Espera-se que o estudante:
• Demonstre um elevado nível de compreensão acerca dos princípios da fisiopatologia da pessoa em situação crítica.
• Relacione os conhecimentos de fisiopatologia com sinais e sintomas da pessoa em situação crítica.
• Identifique quais as principais áreas de intervenção no suporte terapêutico e de substituição no tratamento da pessoa em situação critica.
• Realize pesquisa sobre boas praticas à pessoa em situação crítica, baseada na evidência científica disponível e na avaliação critica fundamentada da prática clínica.
• Sistematize os principais resultados sobre a área de pesquisa.

Conteúdos Programáticos

• Vias Aérea e Respiratória
• Cardiovasculares
• Neurológicas
• Músculo‐esqueléticas
• Gastrointestinais
• Geniturinárias e nefrológicas
• Endócrinas e Metabólicas
• Imuno Hematológicas
• Anatomia e fisiologia aplicadas
• Biofísica e bioquímica aplicadas
• Microbiologia e epidemiologia aplicadas
• Farmacologia aplicada
• Nutrição do doente de alto risco

Métodos de Ensino

Método ativo participativo, com discussão dos temas, valorizando a experiência dos estudantes na análise, reflexão e discussão das temáticas. Será estimulada a reflexão que valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo a aquisição e desenvolvimento de conceitos, a resolução de problemas, baseada na avaliação diagnostica, planeamento e intervenção, a pesquisa constante e o trabalho prático onde se identifique claramente aspetos de intervenção terapêutica em enfermagem. Será utilizado o recurso ao e-learning de forma a complementar as outras metodologias.
A avaliação será realizada da seguinte forma:
– Realização de um teste escrito – 50%
– Realização de trabalho de grupo - 25%
– Apresentação oral do trabalho de grupo – 25%
– Avaliação final média ponderada dos diferentes momentos de avaliação

Avaliação por Exame, será realizado através de teste escrito.

Bibliografia

Campbell, J., Alson, R. (2015). International Trauma Life Support for Emergency Care Providers (8th Edition) Pearson. ISBN-10 0-13-413079-0
Conselho Português De Ressuscitação (2020). https://cpressuscitacao.pt/cursos/recursos/
Conselho Europeu de Ressuscitação (2020). https://cpressuscitacao.pt/cursos/plataforma-erc/
Pinho, J.A., (2020). Enfermagem em Cuidados Intensivos. Lisboa. Lidel.
Urden, L. D., Stacy, K. M., & Lough, M. E. (2019). Priorities in Critical Care Nursing-E-Book. Elsevier Health Sciences.
Vincent, J. L., Abraham, E., Kochanek, P., Moore, F. A., & Fink, M. P. (2017). Textbook of Critical Care E-Book. Elsevier Health Sciences.
Wiegand, D. L. (2017). AACN Procedure Manual for High Acuity, Progressive, and Critical Care. (7th Ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.

Equipa Docente