2023

Paradigmas Pedagógicos e Modalidades de Inspeção Educativa

Nome: Paradigmas Pedagógicos e Modalidades de Inspeção Educativa
Cód.: PED12531O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-conhecer um quadro geral das correntes do pensamento pedagógico contemporâneas
- caracterizar cada uma dessas correntes em termos epistemológicos, antropológicos e políticos
- conhecer um quadro geral dos paradigmas de monitorização e avaliação dos sistemas de ensino e das escolas
- compreender a teia de interligações entre correntes pedagógicas, os modelos organizacionais e os paradifgmas inspectivos dos sistemas educativos e das escolas.

Conteúdos Programáticos

1. Os paradigmas pedagógicos
1.1. Pedagogia activa
1.2 Pedagogia funcional
1.3. Pedagogia da Liberdade
1.4. Peadagogia Personalizada
1.6. Pedagogia Construtivista

2. Três opções estratégicas para a inspecção
2.1. papéis e objectivos da inspecção escolar
2.2. instrumentos para a monitorização
2.3. responsabilidade da escola e dos professores

3. Quatro modelos de inspecção escolar
3.1. O modelo clássico de inspecção
3.2. O modelo de controle centralizado
3.3. O modelo de apoio de proximidade
3.4. O modelo de monitorização do nível da escola

4. Intercorrências entre os paradigmas pedagógicos e os paradigmas inspectivos

Métodos de Ensino

Ensino presencial, com recurso a tecnologias educativas e a plataformas de aprendizagem. Utilizam-me metodologias activas e dialógicas.

Produção de um relatório final de unidade curricular, de onde constará o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e o desenvolvimento de um tema a escolha dos estudantes.

Bibliografia

AAVV (2005), Avaliação das Escolas. Modelos e Processos, Lisboa, Conselho Nacional da Educação
AFONSO, Almerindo J. (2005). Avaliação educacional: Regulação e emancipação: Para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez
ALARCÃO, Isabel & TAVARES, José (2010). Supervisão da Prática Pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina
BETINI, G. A. (2010). Avaliação Institucional Participativa em Escolas Públicas de Ensino Fundamental. Educação, Rio Claro, v. 20, n.35, jul-dez, p. 117-132.
ROCHA, Filipe, 1988, Correntes pedagógicas contemporâneas, Aveiro, Livraria Estante Editora
VARELA, B. (2016). Paradigmas educacionais e conceção da Inspeção Educativa. S. Tomé: MECC/Inspeção-Geral da Educação/Projeto de Assistência Técnica à Melhoria da Inspeção-Geral da Educação
VARELA, B. (2016). Manual de Procedimento em Auditoria. S. Tomé: MECC/Inspeção-Geral da Educação/Projeto de Assistência Técnica à Melhoria da Inspeção-Geral da Educação
VARELA, B. (2016). Manual de Procedimento em Ação Disciplinar. S. Tomé: MECC/Inspeção-Geral da Educação/Projeto de Assistência Técnica à Melhoria da Inspeção-Geral da Educação.

Equipa Docente