2023
Treino Metacognitivo para a Depressão
Nome: Treino Metacognitivo para a Depressão
Cód.: ENF14804O
2 ECTS
Duração: 15 semanas/52 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem
Capacitar os profissionais da área da saúde mental e psiquiátrica para a implementação Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos.
Competências a desenvolver pelos estudantes
Aquisição de competências para a operacionalização prática do Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos.
Capacitar os profissionais da área da saúde mental e psiquiátrica para a implementação Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos.
Competências a desenvolver pelos estudantes
Aquisição de competências para a operacionalização prática do Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Erros cognitivos e Metacognição
1.1 - Erros cognitivos comuns na Depressão
1.2 - Conceito de Metacognição
Módulo 2 - Treino Metacognitivo
2.1 - Treino Metacognitivo para a Depressão (D-MCT)
2.2 - Treino Metacognitivo para a pessoa mais velha com Depressão (MCT-Silver)
1.1 - Erros cognitivos comuns na Depressão
1.2 - Conceito de Metacognição
Módulo 2 - Treino Metacognitivo
2.1 - Treino Metacognitivo para a Depressão (D-MCT)
2.2 - Treino Metacognitivo para a pessoa mais velha com Depressão (MCT-Silver)
Métodos de Ensino
Método expositivo e de auto-aprendizagem, recorrendo-se à leitura do manual de Treino Metacognitivo para a Depressão e visualização de vídeos.
No módulo 2 serão simuladas as sessões de Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos com recurso aos materiais didáticos do curso (power points com exercícios práticos e trabalhos de casa).
No módulo 2 serão simuladas as sessões de Treino Metacognitivo a pessoas com sintomas depressivos com recurso aos materiais didáticos do curso (power points com exercícios práticos e trabalhos de casa).
Avaliação
A avaliação é contínua devendo os estudantes participar em pelo menos 75% das horas de contacto e realizar as atividades solicitadas.
A avaliação tem a cotação de 0 a 20 valores, sendo 100% para os exercícios de prática simulada.
A avaliação tem a cotação de 0 a 20 valores, sendo 100% para os exercícios de prática simulada.
Bibliografia
Jelinek, L., Schneider, B.C., Hauschildt, M. & Moritz, S. (2022). Treino metacognitivo para a depressão (D-MCT): Um breve manual para a versão original e sua adaptação para adultos mais velhos (MCT- Silver). Traduzido para português por: Pinho, L.G., Reis, I. & Silva, C.
Pinho, L.G. (no prelo). Treino Metacognitivo na Pessoa mais Velha com Depressão. In Moura, C. Metamorfose New Aging Time.
Sampaio, F., Pinho, L. G., Sequeira, C., Ferré-Grau, C. (2020). Treino Metacognitivo. In Sequeira, C. & Sampaio, F. (coord.) Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções (pp. 228-231). Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Pinho, L.G. (no prelo). Treino Metacognitivo na Pessoa mais Velha com Depressão. In Moura, C. Metamorfose New Aging Time.
Sampaio, F., Pinho, L. G., Sequeira, C., Ferré-Grau, C. (2020). Treino Metacognitivo. In Sequeira, C. & Sampaio, F. (coord.) Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções (pp. 228-231). Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Equipa Docente
- Lara Manuela Guedes de Pinho [responsável]