2023

Património Cultural Mediterrâneo e Políticas Europeias

Nome: Património Cultural Mediterrâneo e Políticas Europeias
Cód.: HIS14802O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Património Cultural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Adquirir conhecimentos sobre a História e as Instituições da União Europeia;
- Conhecer e explorar as políticas e estratégias da União Europeia para a Região Euro-Mediterrânica;
- Analisar a problemática dos valores e da identidade europeia;
- Estudar a História do Mediterrâneo na longa duração;
- Definir e discutir o conceito de “Património Cultural Mediterrânico”;
- Explorar e analisar a legislação, as iniciativas e as estratégias da União Europeia para o património cultural;
- Analisar estudos de caso concretos focados na proteção e valorização do património cultural, na região mediterrânea;
- Identificar os desafios e as oportunidades do património cultural no quadro das políticas europeias para o Mediterrâneo, no âmbito da integração, diálogo intercultural, cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável;
- Aplicar métodos de investigação e desenvolver competências de escrita científica.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à História da União Europeia
2. Desafios e oportunidades para o património cultural mediterrânico: introdução às políticas europeias
3. História da região mediterrânica
4. O Património Cultural Mediterrânico: um legado comum a proteger
5. Políticas e estratégias da UE para a Região Euro-Mediterrânica
6. Os valores da Europa e o Multiculturalismo
7. Património cultural nas políticas da UE: O caso da região mediterrânica
8. Métodos de investigação e escrita científica.

Métodos de Ensino

O curso será desenvolvido em b-learning, combinando uma percentagem de 70% das aulas em regime presencial e um total de 30% online. As aulas presenciais serão na sua maioria teórico-práticas e as horas de ensino síncrono à distância correspondem a aulas teóricas e seminários com oradores convidados.
O modelo pedagógico será diversificado incluindo: aulas expositivas com apresentações; sessões de discussão com leitura e análise crítica de documentos, relatórios e artigos/capítulos de livros (individualmente e/ou em grupo) em sala de aula; seminários online com oradores convidados e visitas de estudo. Os estudantes devem ler e preparar a bibliografia necessária, antes de cada aula, e participar ativamente nas discussões no decorrer das aulas. Os formandos irão desenvolver competências associadas à análise critica, pesquisa, escrita científica, trabalho em grupo e apresentação oral.
Cerca de 18 horas de trabalho individual assíncrono, à distância, completam as 60 horas de contacto.

Avaliação

A avaliação será contínua, resultando num certificado de formação e aproveitamento qualitativo (Aprovado/Não Aprovado). Para a conclusão do curso é necessária a frequência de 75% das aulas e uma avaliação positiva nos trabalhos realizados ao longo do curso.
Os alunos serão avaliados tendo com consideração os seguintes elementos:
- Participação nas aulas/debates e realização de exercícios - 25%
- Trabalho sobre os conteúdos dos módulos 5 e 6 (participação nas aulas, realização de exercícios/debates e de um trabalho individual) – 25%
- Análise de um artigo/capítulo de livro (trabalho individual) – 25%
- Elaboração de um plano para o desenvolvimento de um artigo, com apresentação da metodologia de investigação a aplicar, fontes e estado da arte (trabalho individual escrito, complementado com uma apresentação oral de 15 minutos) – 25%

Bibliografia

McCORMICK, John: Understanding the European Union. A Concise Introduction, 2021.

HORDEN, Peregrine e PURCELL, Nicholas: The Corrupting Sea: A Study of Mediterranean History, 2000.

ABULAFIA, David: The Great Sea: A Human History of the Mediterranean, 2011.

JAKUBOWSKI, Andrzej; HAUSLER, Kristin e FIORENTINI, Francesca (Eds): Cultural Heritage in the European Union. A Critical Inquiry into Law and Policy, 2019.

RIETBERGEN, Peter: Europe – A Cultural History, 2021.

PERINI, Pietro de: Intercultural Dialogue in EU Foreign Policy: The Case of the Mediterranean from the End of the Cold War to the Arab Uprisings. 1st Edition. Routledge Studies in Foreign Policy Analysis. eBook Kindle, 2017.

BALIBAR, Étienne; MEZZADRA, Sandro e SAMADDAR, Ranabir: The Borders of Justice. Philadelphia: Temple University Press, 2012.

Cultural Heritage in EU policies, European Parliamentary Research Service, 2018.

European Framework for Action on Cultural Heritage, Commission Staff Working Document, 2019.