2023

Produção de Recursos Educativos Digitais

Nome: Produção de Recursos Educativos Digitais
Cód.: PED02501L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Resultados de aprendizagem 


 É capaz de sustentar uma visão fundamentada sobre a importância dos processos de criação, organização, distribuição e avaliação de recursos educativos digitais.


É capaz de identificar os conceitos operatórios envolvidos no campo dos recursos educativos digitais.


É capaz de distinguir diferentes tipos de recursos educativos digitais.


É capaz de reconhecer diferentes níveis de sofisticação nos processos de criação de recursos.


É capaz de reconhecer a necessidade de adoptar critérios de qualidade quer nos processos de criação quer nos de avaliação recursos educativos digitais.


É capaz de localizar, analisar e avaliar os recursos existentes nos diferentes repositórios.


É capaz de aplicar os princípios de aprendizagem multimédia aos processos de criação de recursos.


É capaz de reconhecer e respeitar as questões legais e éticas na produção, distribuição e utilização de RED, nomeadamente os direitos de autor.                               


É capaz de explicar as teorias, modelos e conceitos envolvidos na produção de recursos educativos digitais


É capaz de analisar métodos, instrumentos e escalas de avaliação de recusos educativos digitais. 


 Competências a adquirir pelos estudantes 


É capaz de iniciar e concluir o processo de produção e criação de um recurso educativo digital.


É capaz de iniciar e concluir um processo de avaliação de recursos educativos digitais através da aplicação de métodos,  instrumentos e escalas de avaliação de RED apropriados. 

Conteúdos Programáticos

1.Recursos educativos digitais: conceitos, teorias e modelos. O "ciclo de vida" dos recursos educativos digitais: criar, organizar, distribuir, usar e avaliar.
2. Tipos de recursos educativos digitais e tendências na produção e uso: manuais digitais, recursos educativos abertos, MOOCS, e-books, jogos digitais sérios, repositórios digitais e outras plataformas de conteúdos e recursos.
3. Níveis de sofisticação na criação de recursos e modelos de produção de recursos educativos digitais. O modelo ADDIE. Classificações de recursos educativos digitais.
5. Princípios de aprendizagem multimédia e aprendizagem baseada em vídeo ( hipervídeo)
6. Questões legais e éticas na produção, distribuição e utilização de RED. Licenças e termos de utilização (p.e. licenças Creative Commons)
7. Produção: ferramentas de criação, edição e tratamento de imagem, áudio e vídeo. Elaboração de storyboards.
8. Projetos de criação de recursos educativos digitais.

Métodos de Ensino

Para apoiar a construção de conhecimentos nesta UC, opta-se por metodologias ativas, interativas e colaborativas. Em linha com a política pedagógica da UÉ, destaca-se o ensino centrado na aprendizagem, o uso de ferramentas diversificadas (incluindo a plataforma Moodle), a articulação ensino e investigação e a inclusão dos estudantes na avaliação das suas próprias aprendizagens. Dando primazia a uma abordagem dialógica, espera-se que os estudantes aprendam a partir do trabalho que desenvolvem autonomamente, apoiados pela docente e em interação com os colegas. Como ponto de partida para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, os estudantes serão desafiados a elaborar projetos de criação de RED inspirados em projetos de investigação na área e, em particular, em projetos de I&D da UÉ (ex. EU-GREEN).

Avaliação

I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação visa a demonstração de competências teóricas e práticas adquiridas, quer através do estudo, análise e discussão de textos quer através da exploração e uso das ferramentas e aplicações em situações educativas. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes: P1) Elaboração de um trabalho individual, baseado na análise crítica e fundamentada de um RED (35% da classificação final); P2) Projeto de criação de um RED, a realizar de forma colaborativa (45% da classificação final); P3) Autoavaliação sobre o desempenho e o trabalho realizado ao longo da UC (20% da classificação final).

II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, incluindo a elaboração e fundamentação de um projeto de criação de um RED. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

Cardoso, A.; Souza, J.; Rodrigues, R. & Palma, N. (2021). Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 13 (5),125-141.
Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. Springer.
Diaz, A. (2021). Digital Learning Resources in Education. In M.K. Fidler & Y.Wu (Eds). Technology: where it started and where it’s going. (e-book). University STS.
Gonçalves, V. & Gonçalves, B. (2015). Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores. ICIDTE. UP de Valencia.
Mayer, R. E., & Moreno, R. (2003). Nine ways to reduce cognitive load in multimedia learning. Educational Psychologist, 38(1), 43-52.
Nobre, T. (2012). Direito de Autor e Direitos Conexos. Lab e-learning, UL.
Ramos, J.L., Teodoro, V.D., Fernandes, J.S., Ferreira, F.M. & Chagas, I. (2010). Recursos educativos para Portugal. Estudo estratégico. GEPE/ME.

Equipa Docente