2023

Desenvolvimento Curricular

Nome: Desenvolvimento Curricular
Cód.: PED02481L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • Reflectir sobre o conceito de currículo, sua evolução histórica e perspectivas contemporâneas;

  • Aprofundar a rede conceptual no domínio do desenho, organização e desenvolvimento curriculares;

  • Relacionar os diferentes entendimentos de currículo com as respectivas consequências na prática curricular e na gestão dos ambientes de aprendizagem;

  • Reflectir em torno do papel do profissional das ciências da educação como agente de construção e de desenvolvimento do currículo;

  • Conceber (fundamentando, desenvolvendo e avaliando) propostas curriculares em diferentes níveis: aula, turma, escola, comunidade, etc.);

Conteúdos Programáticos


  • A rede conceptual essencial da(s) teorias do currículo;

  • O processo de desenvolvimento curricular e respectiva ancoragem nos processos de aprendizagem;

  • Os princípios básicos de desenvolvimento curricular;

  • As tarefas de planificação;

  • O papel regulador da avaliação na aprendizagem e no desenvolvimento curricular;

  • A escola e a turma como unidades básicas do desenvolvimento e prática curriculares;

  • A diversificação e a gestão flexível do currículo;

  • Os projectos curriculares;

  • As competências de gestão pessoal da aprendizagem como finalidade curricular transversal.

Métodos de Ensino

A abordagem metodológica assentará na articulação, activa e complementar, entre os momentos presenciais de disponibilização de informação e a actividade autónoma (individual ou em grupo) dos estudantes, devidamente acompanhada pelo docente. O recurso ao estudo de casos reais será privilegiado. Será incentivada a participação dos estudantes em iniciativas de investigação e em eventos académicos ou de outra natureza directamente relacionados com o âmbito da unidade curricular.

Avaliação

O processo de avaliação das aprendizagens terá em conta a qualidade e a regularidade do trabalho produzido pelos estudantes e resultará da prestação de provas escritas e/ou da realização de trabalhos de índole prática a definir, durante o período lectivo.

Bibliografia


  1. Berbaum. J. (1992). Desenvolver a Capacidade de Aprendizagem. Lisboa: E.S.E. João de Deus;


 



  1. Carlson, D. & Apple, M. (2003). “Teoria Educacional Crítica em tempos incertos”.in Álvaro Hypólito & Luís Gandin (Orgs). Educação em tempos de incerteza.Lisboa: Didáctica Editora.


 



  1. Frawley, W. (2000). Vygotsky e a Ciência Cognitiva – linguagem e integração das mentes social e computacional. Porto Alegre: Artmed


 



  1. Morin. E. (2000). Os sete saberes necessários à Educação do Mundo. São Paulo: Cortez Editora.


 



  1. Nico, B. (Org.) (2008). Aprendizagem do Interior: Reflexões e Fragmentos. Odivelas: Edições Pedago.


 



  1. Pacheco. J. (1996). Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora


 



  1. Ribeiro. A. (1995). Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora.


 



  1. Roldão, M. (1999). Gestão Curricular: Fundamentos e Práticas. Lisboa: ME/DEB.


 



  1. Silva, T. (2000). Teorias do Currículo – uma introdução crítica. Porto: Porto Editora.

Equipa Docente