2023

Atividades Complementares de Tese II

Nome: Atividades Complementares de Tese II
Cód.: PAO14098D
6 ECTS
Duração: 30 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Agrárias, Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

UC que inclui outras atividades complementares ao trabalho de tese que contribuem para desenvolver outras competências.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes participem noutras atividades, que se consideram complementares ao trabalho de tese e que contribuem para desenvolver outras competências como sejam a capacidade de comunicar, através da disseminação e divulgação dos resultados à comunidade científica, técnica e sociedade em geral, bem como a capacidade de integrar a informação e desenvolver espírito crítico e capacidade de argumentação.

Pretende-se também nesta UC acompanhar e monitorizar os trabalhos de tese, de modo a que atempadamente seja possível propor melhorias e ajustes ao trabalho desenvolvido, bem como aconselhar na resolução de potenciais problemas. Para tal semestralmente os estudantes apresentam o ponto de situação dos seus trabalhos em seminários organizados para o efeito. Estes seminários terão um painel de avaliação constituído pela comissão de curso, o orientador(s) e professores/investigadores de reconhecimento mérito na área da tese.

Conteúdos Programáticos

Serão consideradas como actividades complementares de tese, devidamente validadas pela comissão de curso e orientador(s):
a) Participação nos seminários de acompanhamento e monitorização do trabalho de tese
b) cursos avançados na área da tese
c) estágios em instituições de investigação de reconhecido mérito (nacionais e internacionais)
d) publicações científicas não incluídas na tese
e) comunicações em congressos, seminários, workshops
f) participação em congressos, seminários, workshops
g) organização de seminários, workshops
h) colaboração em atividades letivas
i) participação em projetos de investigação
j) outras atividades.

Métodos de Ensino

Trata-se de uma UC que tem como particularidade não ser constituída por conteúdos programáticos clássicos, e sim por um conjunto de actividades científicas e cujos objetivos de aprendizagem, se adequa ao ensino tutorial, orientando o doutorando na seleção das actividades complementares que em cada momento melhor se adequam e que serão importantes para alcançar os objetivos da aprendizagem.

Aplica-se o princípio da flexibilidade, que permite ao estudante seleccionar as actividades em que participa, com o devido acompanhamento (parecer) por parte do orientador(s) e o aval da comissão de curso. Estas actividades podem ser realizadas em mobilidade, que deve ser incentivada, em instituições nacionais e internacionais de reconhecido mérito na área científica do doutoramento.

Bibliografia

n.a.