2023

Metodologias de Apoio à Decisão

Nome: Metodologias de Apoio à Decisão
Cód.: PAO12329M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Paisagem e Ordenamento

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC assenta nos princípios de DS e tem como objetivo proporcionar competências necessárias a uma abordagem integradora das componentes ecológica/ambiental e socioeconómica, institucional e política.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os processos de tomada de decisão em Ambiente, Ordenamento do Território e da Paisagem e
Conservação da Natureza são processos complexos, particularmente pela diversidade de aspetos a
considerar e a necessidade de conciliar os objetivos expressos pelos diferentes intervenientes nos
processos e muitas vezes em conflito. O que fazer quando uma alternativa de decisão é melhor em certos
critérios, mas outra é melhor noutros? Que critérios são mais importantes? Como encontrar soluções de
consenso e/ou compromisso?
O objetivo da disciplina é proporcionar aos estudantes os conhecimentos necessários a uma abordagem
integradora das componentes ecológica/ambiental e sócio-económica, a par das componentes
institucional e política, bem como o estabelecimento de formas de diálogo que promovam um processo
transparente e igualdade de participação entre todos os intervenientes, designadamente através das
técnicas e dos instrumentos utilizados na metodologia multicritério de apoio à decisão.

Conteúdos Programáticos

a. O apoio à decisão: importância para a Conservação da Natureza e Ambiente. Relação com o
Ordenamento do Território e com os princípios do Desenvolvimento Sustentável; O desenvolvimento
sustentável como objectivo do Ordenamento do Território.
b. Integração em Portugal das diferentes políticas europeias de Ambiente, de Ordenamento do Território e
de Conservação da Natureza. A Lei de Bases do Ambiente, a Lei de Bases da Política de Solos, de
Ordenamento do Território e do Urbanismo; a Rede Nacional de Áreas Protegidas.
c. Metodologias de Apoio à Decisão: A análise multicritério. A participação, a interactividade e a
simplicidade. Os aspectos cognitivos do processo de tomada de decisão. O conceito de Multimetodologia
e sua aplicação prática. Estruturação: subsistemas de actores e de acções. Avaliação. Recomendações.

Métodos de Ensino

Numa primeira fase adopta-se o método expositivo, a par da leitura de bibliografia recomendada (posteriormente discutida na aula), introduzindo as diferentes matérias. Pressupõe-se uma participação ativa dos estudantes nas aulas, colocando as suas dúvidas, solicitando esclarecimentos ou dando a sua opinião sobre os temas apresentados.

Regime de avaliação:
1. Avaliação contínua:
a) um trabalho prático (70% da nota final), onde os estudantes deverão aplicar os conhecimentos adquiridos a uma situação de decisão real ou fictícia. Será efetuado em grupo (2-3 estudantes), onde cada um desempenhará um papel diferente. Este trabalho será apresentado e discutido na aula;
b) uma monografia individual ou uma recensão individual de um artigo (30% da nota final) sobre um tema a definir em cada ano.

2. Avaliação final: trabalho individual, similar ao trabalho desenvolvido em grupo no regime de avaliação contínua (100% da nota final).

Bibliografia

Adem Esmail, B., Geneletti, D. and Dicks, L. (2018) Multi-criteria decision analysis for nature conservation: A review of 20 years of applications. Methods in Ecology and Evolution, 9 (1). pp. 42-53.
Davies, A., Bryce, R., & Redpath, S. (2013). Use of Multicriteria Decision Analysis to Address Conservation Conflicts. Conservation biology : the journal of the Society for Conservation Biology. 27. 10.1111/cobi.12090.
DCLG (2009) Multi-criteria analysis: a manual. Londres.
Goodwin P, Wright G, & Phillips LD (2004) Decision analysis for management judgment. London: Wiley.
Hammond JS, Keeney RL, & Raiffa H (2002) Smart Choices: A Practical Guide to Making Better Decisions.
Harvard Business School Press.
Ramos I (2002) Avaliação Ambiental Estratégica Multicritério
Vieira, A.C.L., Oliveira, M. D., & Bana e Costa, C.A., 2020. "Enhancing knowledge construction processes within multicriteria decision analysis: The Collaborative Value Modelling framework," Omega, Elsevier, vol. 94(C).

Equipa Docente