2023

Metodologias de Investigação em Educação II

Nome: Metodologias de Investigação em Educação II
Cód.: PED14136M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

De acordo com as orientações da CAE da A3ES

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer as principais estratégias de investigação e apreciar criticamente a sua adequação ao problema e aos objetivos definidos.
2.Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as vias quantitativas e qualitativas da investigação e suas implicações metodológicas para a recolha e análise de dados
3.Conhecer as três principais dimensões da análise estatística de dados (descritiva simples, descritiva correlacional e inferencial), sabendo diferenciar os seus domínios de aplicabilidade e seus requisitos
4.Aplicar métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos de análise de dados em educação, utilizando suporte informático adequado
5. Tomar decisões estatísticas apropriadas e fundamentadas
6.Reconhecer a análise de conteúdo como o método fundamental de análise de dados qualitativos, nomeadamente verbais.
7.Ser capaz de realizar análises de conteúdo adequadas, tendo por suporte matrizes de categorização válidas e consistentes

Conteúdos Programáticos

1.Dos métodos quantitativos aos métodos mistos:um percurso epistemológico e pedagógico
2.Métodos quantitativos:
2.1.A estatística descritiva simples
2.2.A decisão estatística: o papel da hipótese nula; nível de significância e grau de confiança
2.3.A estatística correlacional: o coeficiente de correlação linear de Pearson e o coeficiente de correlação ordinal de Spearman
2.4.Estatística inferencial
2.4.1.via paramétrica:
2.4.1.1.comparação de desempenhos globais (médias): os testes t de Student para duas amostras
2.4.2.via não paramétrica:
2.4.2.1.comparação de distribuições, proporções ou frequências: o teste do qui-quadrado e o teste de Kolmogorov-Smirnov
2.4.2.2.comparação de desempenhos globais: o teste U de Mann-Whitney e o teste de Wilcoxon
3.Métodos qualitativos
3.1.A análise de conteúdo como técnica fundamental da análise de dados qualitativos
3.2.Categorização e análise de conteúdo: sistemas de categorias e suas propriedades fundamentais

Métodos de Ensino

Tentar-se-á proporcionar aos estudantes um saber fazer suficientemente representativo, insistindo basicamente na compreensão dos procedimentos de análise de dados em contexto educacional. O computador e algum software apropriado serão valiosas ferramentas a utilizar.
O regime de avaliação contínua dos alunos na UC terá por base os seguintes parâmetros:
1.Assiduidade, sendo obrigatória a presença em 75% das sessões de contacto com a turma.
2.Realização de um trabalho de grupo, consistindo na análise orientada de uma dissertação já concluída (50%).
3.Realização de um trabalho individual de incidência prática, consistindo na análise de pequenos corpus de dados quantitativos e qualitativos, retirados de trabalhos reais da investigação educacional e a fornecer aos alunos(50%).
No regime de avaliação final será realizado um trabalho individual (100%)

Bibliografia

Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo. (ed revista e atualizada).Edições 70
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press

Equipa Docente