2023
Metodologias de Investigação em Educação II
Nome: Metodologias de Investigação em Educação II
Cód.: PED14136M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
De acordo com as orientações da CAE da A3ES
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Conhecer as principais estratégias de investigação e apreciar criticamente a sua adequação ao problema e aos objetivos definidos.
2.Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as vias quantitativas e qualitativas da investigação e suas implicações metodológicas para a recolha e análise de dados
3.Conhecer as três principais dimensões da análise estatística de dados (descritiva simples, descritiva correlacional e inferencial), sabendo diferenciar os seus domínios de aplicabilidade e seus requisitos
4.Aplicar métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos de análise de dados em educação, utilizando suporte informático adequado
5. Tomar decisões estatísticas apropriadas e fundamentadas
6.Reconhecer a análise de conteúdo como o método fundamental de análise de dados qualitativos, nomeadamente verbais.
7.Ser capaz de realizar análises de conteúdo adequadas, tendo por suporte matrizes de categorização válidas e consistentes
2.Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as vias quantitativas e qualitativas da investigação e suas implicações metodológicas para a recolha e análise de dados
3.Conhecer as três principais dimensões da análise estatística de dados (descritiva simples, descritiva correlacional e inferencial), sabendo diferenciar os seus domínios de aplicabilidade e seus requisitos
4.Aplicar métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos de análise de dados em educação, utilizando suporte informático adequado
5. Tomar decisões estatísticas apropriadas e fundamentadas
6.Reconhecer a análise de conteúdo como o método fundamental de análise de dados qualitativos, nomeadamente verbais.
7.Ser capaz de realizar análises de conteúdo adequadas, tendo por suporte matrizes de categorização válidas e consistentes
Conteúdos Programáticos
1.Dos métodos quantitativos aos métodos mistos:um percurso epistemológico e pedagógico
2.Métodos quantitativos:
2.1.A estatística descritiva simples
2.2.A decisão estatística: o papel da hipótese nula; nível de significância e grau de confiança
2.3.A estatística correlacional: o coeficiente de correlação linear de Pearson e o coeficiente de correlação ordinal de Spearman
2.4.Estatística inferencial
2.4.1.via paramétrica:
2.4.1.1.comparação de desempenhos globais (médias): os testes t de Student para duas amostras
2.4.2.via não paramétrica:
2.4.2.1.comparação de distribuições, proporções ou frequências: o teste do qui-quadrado e o teste de Kolmogorov-Smirnov
2.4.2.2.comparação de desempenhos globais: o teste U de Mann-Whitney e o teste de Wilcoxon
3.Métodos qualitativos
3.1.A análise de conteúdo como técnica fundamental da análise de dados qualitativos
3.2.Categorização e análise de conteúdo: sistemas de categorias e suas propriedades fundamentais
2.Métodos quantitativos:
2.1.A estatística descritiva simples
2.2.A decisão estatística: o papel da hipótese nula; nível de significância e grau de confiança
2.3.A estatística correlacional: o coeficiente de correlação linear de Pearson e o coeficiente de correlação ordinal de Spearman
2.4.Estatística inferencial
2.4.1.via paramétrica:
2.4.1.1.comparação de desempenhos globais (médias): os testes t de Student para duas amostras
2.4.2.via não paramétrica:
2.4.2.1.comparação de distribuições, proporções ou frequências: o teste do qui-quadrado e o teste de Kolmogorov-Smirnov
2.4.2.2.comparação de desempenhos globais: o teste U de Mann-Whitney e o teste de Wilcoxon
3.Métodos qualitativos
3.1.A análise de conteúdo como técnica fundamental da análise de dados qualitativos
3.2.Categorização e análise de conteúdo: sistemas de categorias e suas propriedades fundamentais
Métodos de Ensino
Tentar-se-á proporcionar aos estudantes um saber fazer suficientemente representativo, insistindo basicamente na compreensão dos procedimentos de análise de dados em contexto educacional. O computador e algum software apropriado serão valiosas ferramentas a utilizar.
O regime de avaliação contínua dos alunos na UC terá por base os seguintes parâmetros:
1.Assiduidade, sendo obrigatória a presença em 75% das sessões de contacto com a turma.
2.Realização de um trabalho de grupo, consistindo na análise orientada de uma dissertação já concluída (50%).
3.Realização de um trabalho individual de incidência prática, consistindo na análise de pequenos corpus de dados quantitativos e qualitativos, retirados de trabalhos reais da investigação educacional e a fornecer aos alunos(50%).
No regime de avaliação final será realizado um trabalho individual (100%)
O regime de avaliação contínua dos alunos na UC terá por base os seguintes parâmetros:
1.Assiduidade, sendo obrigatória a presença em 75% das sessões de contacto com a turma.
2.Realização de um trabalho de grupo, consistindo na análise orientada de uma dissertação já concluída (50%).
3.Realização de um trabalho individual de incidência prática, consistindo na análise de pequenos corpus de dados quantitativos e qualitativos, retirados de trabalhos reais da investigação educacional e a fornecer aos alunos(50%).
No regime de avaliação final será realizado um trabalho individual (100%)
Bibliografia
Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo. (ed revista e atualizada).Edições 70
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo. (ed revista e atualizada).Edições 70
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Equipa Docente
- Olga Maria Santos Magalhães [responsável]