Estatística Aplicada às Ciências Humanas e Sociais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento base dos diferentes tópicos de Probabilidades e Estatística permitindo assimilar e entender de uma forma crítica a literatura relacionada com a utilização da Estatística na respetiva área e, posteriormente, aplicar correctamente as técnicas apropriadas e interpretar os resultados obtidos.
Conteúdos Programáticos
Estatística Descritiva
Introdução às Probabilidades
Variáveis aleatórias
Vetores aleatórios discretos
Principais distribuições de probabilidade
Introdução à amostragem
Estimação Pontual e Intervalos de Confiança
Testes de Hipóteses
Testes não paramétricos: Independência e Ajustamento
Regressão linear simples
Uso de Software Estatístico
Métodos de Ensino
Aulas teóricas leccionadas com recurso ao uso do data-show e do quadro. Aulas práticas lecionadas no quadro e, sempre que possível, realização de alguns laboratórios de informática com utilização de software estatístico. Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direcionados para a área em causa, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade. Motivação dos alunos para a ida às aulas bem como para o acompanhamento continuado da matéria leccionada.
Avaliação
Os alunos podem optar entre avaliação contínua ou avaliação por exame:
1. Os alunos que optem por avaliação contínua realizaram 2 frequências, em cada uma devem obter como nota mínima 7 valores. O aluno considera-se aprovado se a média das notas das frequências for superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos que não obtenham aprovação por avaliação contínua passarão para avaliação por exame.
2. Os alunos que optem por avaliação por exame dispõem de um exame de época normal e/ou um exame de recurso. O aluno considera-se aprovado se a nota obtida no exame for superior ou igual a 9.5 valores.
A nota final pode ser ponderada com o desempenho do aluno durante as aulas e trabalhos, se daí resultar benefício para o aluno.
No regime de avaliação contínua é exigida uma assiduidade mínima de 70% de assistência às aulas.
Datas de Avaliação Propostas
1ª Frequência: 7 de novembro de 2015;
2ª Frequência: 19 de dezembro de 2015;
Exame de Época Normal: 5 de janeiro de 2016;
Exame de Recurso: 20 de janeiro de 2016;
Exame de Época Especial: 5 de setembro de 2016.
Bibliografia
1. Afonso, A. e Nunes, C., Estatística e Probabilidades – Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora, 2011.
2. Chung, K. L., A Course in Probability Theory, Academic Press, 2001.
3. Hall, A. Neves e C. Pereira, A., A Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, 2011.
4. Murteira, B., Probabilidade e Estatísticas, Vols. I e II, McGraw-Hill, 1990.
5. Murteira, B., Análise Exploratória de Dados | Estatística Descritiva,(2.ª Edição), McGraw-Hill, 1993.
6. Pestana, M. H. e Gageiro, J. N., Análise de dados para ciências sociais – A complementaridade do SPSS, (5ª edição), Edições Sílabo, 2008.
7. Pestana, D. D. e Velosa, S. F., Introdução à Probabilidade e à Estatística, Vol. 1, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Equipa Docente
- Jorge Manuel Azevedo dos Santos [responsável]