2023

Química Medicinal

Nome: Química Medicinal
Cód.: QUI13522M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos básicos no âmbito da Química Medicinal. Para tal, o aluno deve conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais da Química Medicinal, nomeadamente sobre o mecanismo da ação dos fármacos, sua classificação, mecanismos moleculares de ação e relações estrutura-atividade, sobre os parâmetros farmacocinéticos utilizados no estudo e avaliação dos fármacos, bem como sobre a obtenção e desenvolvimento de novos fármacos. Os alunos devem ainda ser capaz de aplicar os conhecimentos obtidos ao estudo de novas moléculas e desenvolvimento de novos fármacos e de desenvolver o sentido crítico e a capacidade de resolução de problemas em Química Medicinal.

Conteúdos Programáticos

- Introdução à Química Medicinal, sua importância e perspetiva histórica. Nomenclatura e classificação dos fármacos.
- Modo de ação dos fármacos e alvos terapêuticos: mecanismos moleculares da ação dos fármacos em lípidos, glúcidos, proteínas e ácidos nucleicos. Recetores; reconhecimento molecular e comunicação celular.
- Ciclo geral dos fármacos no organismo. Farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos fármacos; pró-fármacos.
- Relações qualitativas e quantitativas estrutura-atividade (SARs).
- Principais fontes de obtenção de fármacos. Métodos de procura, descoberta e isolamento de novos fármacos; desenvolvimento e produção de novos fármacos.
- Desenvolvimento e produção de novos fármacos.
- Estudo de alguns fármacos: estruturas químicas, métodos de obtenção, mecanismos de ação, relação estrutura-atividade, farmacodinâmica, farmacocinética e aplicações.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em pesquisas realizadas individualmente. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar à resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns tópicos. As aulas laboratoriais funcionam articulada e complementarmente com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição, compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina: a componente teórica (60%) será avaliada por exame (opção por duas provas de frequência); a avaliação da componente laboratorial (10%) é efetuada através da execução de trabalhos práticos e elaboração dos seus relatórios, e a avaliação é complementada com a apresentação de uma pequena monografia sobre um fármaco (30%).

Bibliografia

- G. L. Patrick, “An Introduction to Medicinal Chemistry”, 7th ed., Oxford University Press, Oxford, 2023.
- G. Thomas, “Medicinal Chemistry: an Introduction”, 2nd ed., John Wiley and Sons, Chichester, 2007.
- C. Avendano, “Introducción a la Química Farmacéutica”, 2a ed., McGaw Hill-Interamericana de Espana, Madrid, 2001.
- R. B. Silverman, M. W. Holladay, “The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action”, 3rd ed., Academic Press, 2014.
- E. J. Barreiro, C. A. M. Fraga, “Química Medicinal – As bases moleculares da ação dos fármacos”, 2ª ed., ArtMed Editora, S. Paulo, 2008.
- C. Wermuth, D. Aldous, P. Raboisson, D. Rognan, “The Practice of Medicinal Chemistry”, 4th Ed., Academic Press, Oxford, 2015.
- E. Stevens, “Medicinal Chemistry”, Pearson Education, New Jersey, 2014.
- D.A. Williams, T. L. Lemke (eds.), “Foye’s Principles of Medicinal Chemistry”, 5th edition, Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA, 2002.

Equipa Docente