2023

Biologia da Gravidez e Maternidade

Nome: Biologia da Gravidez e Maternidade
Cód.: ENF13436M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A metodologia utilizada, permite que sejam atingidos os objetivos e as competências da Unidade Curricular.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo
• Compreender a importância dos aspetos biológicos do desenvolvimento humano decorrentes da diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.
Competências
• Demonstre conhecimentos, capacidade de análise e interpretação sobre o desenvolvimento biológico humano.
• Apresenta conhecimentos e capacidade de compreensão e resolução de problemas no âmbito dos mecanismos celulares e moleculares no desenvolvimento embrionário e fetal.
• Demonstre capacidade de integrar conhecimentos e emitir juízos em situações de risco genético.
• Apresenta capacidade para comunicar as suas conclusões e conhecimentos sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento biológico humano.
Revela competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de modo autónomo.

Conteúdos Programáticos

Conceitos básicos da biologia celular
Biologia molecular da replicação e recombinação
Diferenciação celular e tecidular
Gametogénese
Vírus e transmissão de infeções virais na gravidez
Sistema imunitário na gravidez
Introdução à genética molecular e à genómica
A expressão genética e a regulação
A genética do ciclo celular e o cancro
Genética populacional e evolução
A base genética da hereditariedade complexa
Cariologia
Alterações genéticas no homem
Patologia do desenvolvimento embriofetal
Intervenção do enfermeiro nas patologias genéticas do recém-nascido

Métodos de Ensino

O ensino adotará uma metodologia de exposição teórica de conceitos moleculares, discussões de grupo de situações relacionadas com os objetivos letivos e realização de seminário com convidado perito. A avaliação de conhecimentos privilegia a avaliação contínua, será efetuada por recurso a duas provas de avaliação individual, a nota final resulta da média dos dois momentos de avaliação. Para os seminários é convidado um perito na área da genética humana. Os estudantes podem ainda recorrer aos exames de acordo com o Regulamento Académico.

Bibliografia

- Carlson, B., M. (2019). Humana embryology and developmental biology 6th ed. Elsevier.
- Lynn, B., Jorde, C., & Bamshad, M. (2020). Medical Genetics, 6th edition, Elsevier, ISBN: 9780323596534 / 9780323596541 (https://www.eu.elsevierhealth.com/medical-genetics-9780323596541.html)
- Sadler, T., W. (2016). Langman - Embriologia Médica, Guanabara Koogan. ISBN: 9788527729048
- Wolpert, L., Tickle C., & Arias, M. (2015). Principles of development, 5th ed. Oxford. Oxford University Press