2023

Design do Produto

Nome: Design do Produto
Cód.: VIS12855L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver conhecimentos teóricos e teórico-práticos na área do Design de Produto pelo exercício de competências promotoras da autonomia do estudante ao nível do planeamento estratégico e operacionalização do processo de design. Desenvolver competências de análise e sentido crítico e aplicação de métodos de design direcionados para soluções contextualizadas pela pesquisa e fundamentação de opções assentes em factores funcionais, ergonómicos, materiais, tecnológicos, culturais, sociais, ecológicos e económicos.
Competências a adquirir:
- Reconhecer funcionalidades e saber aplicar ferramentas estratégicas inerentes ao planeamento do processo de design;
- Saber, identificar, interpretar e sintetizar tendências de evolução das tipologias de produtos em estudo;
- Desenvolver a capacidade de investigar, fundamentar, validar e comunicar opções intermédias e finais de projeto.
- Saber direcionar aptidões de projeto para resposta a briefings assentes em pressupostos profissionais.

Conteúdos Programáticos

1. Planeamento do processo de desenvolvimento de Produto
2. Definição individual de Briefing e de planeamento de tarefas mediante matriz base pré-fornecida 3. Investigação centrada no universo do problema de design definido
4. Coworking: Partilha, discussão e pré-validação de hipóteses de projeto
5. Definição de pressupostos, metas e especificações de projeto
6. Desenvolvimento e validação intermédia da solução de projeto
7. Coworking: Partilha, discussão e re-validação/revisão da solução de projeto
8. Projeto técnico e renderização 3D
9. Testes e Prototipagem
10. Comunicação de resultados

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão por recurso à partilha e discussão de conhecimentos relacionados com as várias fases de trabalho definidas e por intermédio da promoção de debates sobre as temáticas abordadas.
Lançamento e acompanhamento, individual e em grupo, de um projeto na área do Design de Produto.
A avaliação do desempenho do aluno é mista e far-se-á através da análise da sua assiduidade e participação nas aulas, assim como pela avaliação intermédia de resultados alcançado e, no fim do semestre, pela avaliação final realizada por um Júri.
Assiduidade: 10% Avaliação Intermédia: 40% Avaliação Final: 50%

Bibliografia

ULRICH, Karl T.; EPPINGER, Steven D. (2011), Product Design and Development, Columbus: McGraw-Hill International Edition.
HUDSON, Jennifer (2011), Process: 50 Product Designs from Concept to Manufacture.
LEFTERI, Chris (2012), Making It: Manufacturing Techniques for Product Design.
MILTON, Alex; RODGERS, Alex (2013), Research Methods for Product Design (Portfolio Skills Product Design).
DENT, Andrew H.; SHERR, Leslie (2014), Material Innovation: Product Design, London: Thames and Hudson.
PARRA, Paulo (2009), Í cones do Design, Coleção Paulo Parra, Évora: Câmara Municipal de Évora e Turismo do Alentejo.