2023

Teoria e História do Design I

Nome: Teoria e História do Design I
Cód.: VIS12839L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta cadeira pretende transmitir informação sobre os principais autores, movimentos e obras de referência do Design internacional e nacional desde a II Grande Guerra até à actualidade e tem como preocupação substancial contribuir para a compreensão e reflexão crítica dos fenómenos. Espera-se que os alunos desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam elaborar os seus projectos de modo mais informado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Em termos de conhecimento esta cadeira pretende transmitir informação sobre os principais autores, movimentos e obras de referência do Design internacional e nacional desde a II Grande Guerra até à actualidade e tem como preocupação substancial contribuir para a compreensão e reflexão crítica dos fenómenos. Espera-se que em termos de aprendizagem os estudantes assimilem os conteúdos, desenvolvam o espírito de pesquisa, de leitura de textos, objectos e imagens e que ao integrarem os conhecimentos transmitidos, elaborem análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas que lhes permitam concretizar os seus projectos de modo mais informado.

Conteúdos Programáticos

1. Ilustração e grafismo em Portugal entre a década de 20 e os anos 40.
2. A visibilidade da profissão de Designer (1930/1950):
2.1. O caso norte-americano: o styling e o streamlining;
2.2. Exposições internacionais;
2.3. 1941: o concurso Organic Design in Home Furnishings.
3. Max Bill e a Gute Form: reflexos da Escola de Ulm.
4. Paul Rand e a IBM.
5. Novos materiais e novas tecnologias no pós II Guerra Mundial.
5.1. O caso da loja Habitat;
5.2. Joe Colombo e Verner Panton;
5.3. Influências entre Belas-Artes e Design.
6. Cansaço do moderno? - Da Pop ao Pós-modernismo:
6.1. Cartazes psicadélicos;
6.2. As revistas Rolling Stone e Oz;
6.3. O Push Pin Studio;
6.4. Robert Venturi - Learning from Las Vegas;
6.5. Cranbrook Academy of Art;
6.6. Gert Dumbar e Neville Brody;
6.7. Tibor Kalman e a M. & Co.;
6.8. O Design gráfico experimental da Emigre;
6.9. Pós-modernismos.
7. Ecletismos:
7.1. O Design grunge;
7.2. A influência da MTV;
7.3. O Techno type.
8. O Design de moda no século XX.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, recorrendo a meios audiovisuais que facilitem e dinamizem a aprendizagem. Apelar-se-á constantemente à participação dos discentes e promover-se-á a leitura, reflexão e análise de textos actualizados e selecionados. A avaliação será contínua, mediante análise crítica dos seguintes elementos: uma comunicação oral de 30 min. à escolha do aluno, considerando as propostas do programa, ou 3 relatórios; 2 frequências e o trabalho e participação no decurso das aulas. Os critérios de avaliação são os seguintes: qualidade do trabalho; capacidade de evoluir através do desenvolvimento das aptidões próprias e da integração dos conhecimentos adquiridos; assiduidade como garantia de aprendizagem. As percentagens para o cálculo da avaliação são organizados da seguinte forma: 50% frequências, 30% trabalho/relatórios, 20% assiduidade e participação. A avaliação pode ser realizada através de um exame final.

Bibliografia

Berkun S. (2020). How Design Makes the World. S.l.:Scott Berkun.
Burdek, B. E. (2010). História, teoria e prática do Design de Produtos. São Paulo: Blucher.
Clark, H., Brody, D. (eds.) (2009). Design studies a reader. Oxford, New York: Berg.
Eger, A. [et al.], (2012). Product Design. The Hague: Eleven international Publishing.
Eskilson, S. J. (2019). Graphic Design: a new history. London: Laurence King.
Lees-Maffei, G.; Houze, R. (eds.) (2019). The Design History Reader. London. Bloomsbury.
Lockwood T. (Ed.). (2018). Design Thinking. New York: Allworth Press.
Margolin, V. (2017). A World History of Design. 2 vols. London: Bloomsbury.
Meggs P.; Purvis, A. (2016). Meggs' History of Graphic Design. New York: Wiley.
Raizman, D. (2020). History of Modern Design. London: Laurence King.

Equipa Docente