2023

Arqueologia Sociedades Pré e Proto-Históricas

Nome: Arqueologia Sociedades Pré e Proto-Históricas
Cód.: HIS02452L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta Unidade Curricular visa estudar a génese e evolução das primeiras sociedades camponesas até às sociedades agro-metalúrgicas, a nível europeu, mas, com especial enfoque no território do Centro e Sul de Portugal, numa cronologia balizada entre o 6º e o 1º milénios a.C.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Identificar os horizontes geográficos e cronológicos dos temas constantes da matéria em estudo.
Observar, analisar e identificar materiais e estruturas dos períodos pré e proto-históricos;
Identificar e descrever artefactos e estruturas e a sua adequada contextualização crono-cultural;
Oferecer informação específica sobre a evolução económica, social, tecnológica, ideológica e cognitiva das sociedades pré e proto-históricas, nos diferentes quadros regionais.
Caracterizar as transformações ocorridas na Pré e Proto-História no território actualmente português.
Reconhecer a importância dos vestígios da cultura material existentes no território português para a “reconstrução” histórica destas sociedades.
Caracterizar as transformações sociais, económicas e políticas ocorridas ao longo do 1º milénio a.C. nos povos pré-romanos do território actualmente português.


 

Conteúdos Programáticos

1 - A Neolitização
- Próximo Oriente.
- Europa.
- Território português
2 - O povoamento e os Recursos
3 - O Megalitismo.
- A emergência do megalitismo e as diferentes teses explicativas do fenómeno.
- O megalitismo não funerário.
- A distribuição geográfica e espacial na Europa e no Mundo.
- O caso português.
- As diferentes tipologias de monumentos.
- As interpretações simbólicas e religiosas deste tipo de monumentos.
4 - A emergência da metalurgia.
- As diferenças a nível da economia e da sociedade

Métodos de Ensino

O ensino envolverá aulas teóricas- práticas e apresentação de trabalhos. Os alunos também aprenderão a fazer uma pesquisa de artigos recentes da literatura científica sobre os diferentes casos de investigação em curso.
As aulas serão apresentadas pela docente, sendo ocasionalmente convidados professores externos para leccionar tópicos específicos sob a forma de seminários
A avaliação contínua será efectuada através da realização de um trabalho (50%) e de uma frequência (50%) ou um Exame final

Avaliação

Contínua, com a realização de 1 Prova de Frequência (50%) e 1 trabalho (50%), ou por Exame Final.

Bibliografia

ARMBRUSTER, B, (2021) - Les ors de l'Europe Atlantique à l'âge du Bronze. Mémoire. n° LIV. 300
BARANDIARÁ, I.; et alli (1998) - Prehistoria de la Península Ibérica, Barcelona
JOUSSAUME, R. (Ed) (2012) - L’enceinte néolithique de Champ-Durand à Nieul-sur-l’Autise (Vendée)
ROCHA, L. (2020) - Where were the dead buried in Recent Prehistory? The problem of architectures versus chronologies in Central Alentejo (Portugal). Pre and Protohistoric Stone Architectures. Comparisons of the social and technical contexts associated to their building. Oxford: Archaeopress Ltd, p. 86-94.
ROCHA, L. (2019) - Neolítico, datar para creer ... ¿Un problema a resolver o de imposible resolución? In Romero L. & Monchet K. (Eds.), Arqueología, historia y medio ambiente. Visiones cruzadas (pp. 55-76). Madrid: Dykinson
ROCHA, L; BUENO-RAMÍREZ, P; BRANCO, G. – Ed. (2015) - Death as Archaeology of Transition: Thoughts and Materials. BAR International Series.