2023

Temas de História de Portugal Contemporâneo

Nome: Temas de História de Portugal Contemporâneo
Cód.: HIS02401L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta U.C, visa aprofundar conhecimentos e desenvolver competências de investigação histórica sobre grandes temas marcantes na historiografia europeia e portuguesa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
- Identificação e compreensão das principais linhas de força da (lenta) modernização da sociedade portuguesa iniciada na primeira metade do século 19, integrando-as na experiência histórica da modernização das Sociedades Europeias;
- Conhecimento dos factos históricos, das teorias, modelos analíticos e narrativas em diferentes áreas historiográficas (demografia histórica, história social, história económica e história política).
Aptidões e competências:
- identificar as bases teóricas e os modelos analíticos que suportam os conhecimentos históricos elaborados a partir da “análise fenomenológica”, desenvolvendo o pensamento crítico, a análise comparada e a síntese.
- Capacidade de comunicação e de discussão crítica de ideias complexas;
- Desenvolvimento de experiências de partilha, trabalho colaborativo e com autonomia relativa.

Conteúdos Programáticos

T1. População, família e migrações (1800-1990);
T2. Sociedade e Mudança Social em Portugal (1800-1970);
T3. A Economia Portuguesa nos séculos 19 e 20: Transição, Dinâmicas e Controvérsias;
T4. Portugal e o 3º Império: construção e Queda (1836-1975);
T5. Portugal e a Construção Europeia.

Métodos de Ensino

No início do semestre, a turma escolhe três dos cinco temas que serão trabalhados semanalmente, de forma alternada, sessões teóricas (a cargo do docente) e práticas (no qual o docente actua como coordenador ou facilitador em tarefas de aplicação desenvolvidas na sessão).
Os alunos recebem um guia de estudo com c. 80 páginas com indicação dos objectivos de cada sessão, sumário, textos de trabalho, textos de leitura obrigatória e orientações complementares. Os textos e documentos trabalhados na sessão ficam disponíveis antecipadamente no Moodle.
A metodologia de ensino aprendizagem envolve a participação activa dos alunos em diferentes tarefas realizadas com relativa autonomia ou em ambiente colaborativo, cabendo ao docente apresentar, no início de cada Tema (T) e Unidade temática (U), o quadro historiográfico fundamental e as orientações. As actividades a desenvolver individualemente ou em grupo são as seguintes: (1) apresentação oral (individual) de um texto de trabalho - TT; (...)

Avaliação

Informação disponibilizada pela área desta UC na plataforme Moodle da Universidade de Évora.

Bibliografia

Teixeira, N.S., coord. (2014) - História Contemporânea de Portugal Vol 3. A Crise do Liberalismo, Lisboa, Objectiva.
Pinto, A.C., coord. (2015)- Historia Contemporânea de Portugal Vol 4 Olhando para Dentro 1930-1960, Lisboa, Objectiva.
Rodrigues, Teresa Ferreira (Coord.) – História da População Portuguesa: das longas permanências à conquista da modernidade, Porto, Afrontamento, 2009, Parte II, pp. 291-514;
J. V. Serrão et al. (org.s), Desenvolvimento Económico e Mudança Social: Homenagem a Miriam Halpern Pereira, Lisboa, ICS, 2009, pp.405-421.
Fonseca, H e A. Dueñas, MD (eds), Élites Agrárias en la Península Ibérica (Siglo XIX), (Número monográfico de Ayer , Revista de Historia Contemporánea, nº 48, ) pp. 181-216
Fonseca, H. A.; P E. Guimarães (2009) - "Social Mobility in Portugal (1860-1960): Operative Issues and Trends", Continuity and Change, Cambridge University Press
Raby, D. Linda (1990) - Resistência Antifascista em Portugal 1941/74. Comunistas, Democratas e Militares...

Equipa Docente