2023

Psicologia da Educação

Nome: Psicologia da Educação
Cód.: PSI11170M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC está concebida para a formação de docentes e parte de uma visão abrangente da Psicologia Educacional procurando proporcionar uma interpretação holística do processo educativo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

? Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento psicológico na adolescência.
? Aprofundar conhecimentos sobre teorias psicológicas e psicoeducacionais de aprendizagem.
? Conhecer e compreender as relações entre desenvolvimento e aprendizagem.
? Conhecer e analisar de modo crítico processos de aprendizagem em contexto educativo.
? Descrever e analisar fenómenos psicológicos subjacentes aos processos educativos, nas suas dimensões pessoais, sociocognitivas, relacionais e contextuais.
? Conhecer teorias sobre motivação e sua relação com aprendizagem
? Aprofundar conhecimentos sobre dinâmicas da relação educativa (processos de ensino, expectativas, interações, gestão da sala de aula e resolução de conflitos).
? Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas exploradas

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento e Aprendizagem em Contextos Educativos
- Teorias sobre o desenvolvimento psicológico na adolescência.
- Aprendizagem em contextos educativos: Perspetivas comportamentais e cognitivas; socioculturais, construtivistas e ecológicas; Processos de autorregulação da aprendizagem
- Contextos educativos e desenvolvimento psicológico
2. Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
- Dimensões pessoais, sociocognitivas e afetivas do aluno
- Processos educativos e dimensões motivacionais
- Dinâmicas interpessoais e contextuais nos processos educativos
3. Dinâmicas das Relações Educativas
- Processo de ensino e dimensões pessoais e sociocognitivas do professor
- Dinâmicas e processos de interação na sala de aula
- Representações e expectativas na relação educativa
- Gestão da sala de aula e de conflitos na relação educativa

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de interpretação das perspetivas
psicológicas de desenvolvimento e educação, procurando-se uma permanente articulação entre as
fundamentações teóricas da Psicologia e seu enquadramento na formação de docentes.
As aulas presenciais serão desenvolvidas em torno de duas grandes orientações: a) Aulas de cariz teórico:
exposição dos conteúdos programáticos, procurando-se uma intervenção ativa dos/as estudantes. b) Aulas
de cariz teórico-prático: a análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia da
Educação com a intervenção em situações educativas.
A avaliação consiste na realização de uma prova escrita e um trabalho de grupo. A prova escrita incide
sobre as matérias lecionadas, sendo preparada previamente pelos estudantes (1 mês para preparação das
respostas), peso 80%. O trabalho de grupo consiste na revisão crítica de um artigo científico relacionado
com a psicologia da educação, peso 20%.

Bibliografia

Coll, C., Marchesi, A., & Palacios, J. & col. (2004). Desenvolvimento psicológico e educação (vols. I e II). Porto
Alegre: Artmed.
Gutkin, T. B. & Reynolds, C. R. (Eds.) (2009). The handbook of school psychology (4th ed.). New York: JWS
Lopes, J. A. (2009). Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula.
Braga: Psiquilíbrios.
Miranda, G. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e
ensino. Lisboa: Relógio D’Água.
Reynolds, W. M. & Miller, G. E. (Vol. Eds.) (2003). Handbook of psychology. Volume 7. Educational
psychology. New York: John Wiley & Sons.
Santrock, J. W. (2008). Educational psychology. New York: McGraw-Hill.
Veiga, F. H. (Coord.) (2013, in press). Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação –
Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Edipsico.
Woolfolk, A. E. (2008). Educational psychology. Needham Heights: Allyn & Bacon.

Equipa Docente