2023

Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música II

Nome: Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música II
Cód.: MUS11199M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Prática de Ensino Supervisionada corresponde à unidade curricular que integra a componente de formação de iniciação à prática profissional através de estágio em Escolas de Ensino de Música

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As capacidades interpessoais e de comunicação. As funções do educador para o civismo e a cidadania. A Ética e a deontologia da educação.  A realização de um projecto de escola: experiências vividas, e a didáctica e as questões metodológicas do projecto a desenvolver. Reflexão e intervençãona realidade educativa. Capacidade de organização e implementação das realidades de aprendizagem. Aplicação da realidade pedagógica em situações diferenciadas e multidisciplinares num contexto progressivo de inovação na instituição. Desenvolvimento curricular e acção para a partilha de conhecimento. Elaboração um portefólio do projecto e um relatório de actividades.

Conteúdos Programáticos

Os programas das áreas de docência.


 


-Observação, caracterização e análise crítica da realidade educativa.


 


-Acção educativa e avaliação.


-Instituições e conceitos de qualidade  educativa e de formação.

Métodos de Ensino

-Orientação dos alunos para a observação, análise e intervenção em contexto escolar.


 


-Acompanhamento no planeamento e concepção do projecto.


 


-Discussão e análise crítica de situações problemáticas do contexto educativo.


 


-Avaliação  do projecto de intervenção.


 


-Avaliação, orientação e supervisão das intervenções.


 


-Apresentação e discussão do portfólio.


-Apresentação e discussão do relatório da unidade curricular

Avaliação

Avaliação continua, o docente faz a avaliação da assiduidade, do repertório proposto e também do trabalho escrito sobre a pedagogia do instrumento.

Bibliografia

Cardoso, C.(2006). Os professores em contexto de diversidade. Porto: Predefinições.


 


-Freitas, C. M. e tal (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Lisboa: Texto Editora.


 


-Gonçalves, F. (2006). A auto-observação e análise da relação educativa. Justificação e prática. Colecção CIDINE. Porto. Porto Editora.


 


-Lopes, E (2011). Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. Évora: Fundação Luís de Molina


 


-Lopes, E. (2013). Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Évora: Fundação Luís de Molina.


 


-Pombo, O.; Guimarães, H.; Levy, T. (Org) (2006). Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras.


 


-Roldão, M.C. (2000). A escola como instância de decisão curricular. Escola Reflexiva e Supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora. pp. 67-77.


 


-Thurler, M. ( 2001) Inovar Dentro da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora.


-Villas Boas, B. (2006). Portefólio. Avaliação e trabalho pedagógico. Porto. Edições Asa.