2023

Técnicas do Mundo Árabe - Islâmico na Época Medieval

Nome: Técnicas do Mundo Árabe - Islâmico na Época Medieval
Cód.: HIS11047M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta disciplina propõe-se a análise das técnicas no mundo árabe-islâmico medieval, numa perspetiva das porosidades e interações no mundo mediterrâneo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Situar, no tempo e no espaço, o mundo árabe-islâmico medieval; contextualizar na contemporaneidade as discussões teóricas em torno do contributo árabe-islâmico para o Ocidente; compreender a divulgação dos contributos técnicos e os principais aspetos que marcaram a evolução tecnológica do Ocidente; conhecer as condições de trabalho e os principais protagonistas.
Desenvolver capacidades de análise crítica; dominar um vocabulário específico; adquirir conhecimentos na área das técnicas árabe-islâmicas; desenvolver trabalho autónomo neste registo concreto.

Conteúdos Programáticos

Introdução - O contexto histórico. o Islão na Idade Média: uma perspetiva geral
1.A cultura no Islão
1.1.O conhecimento muçulmano e o Ocidente: "uma herança esquecida"?
1.2.O Islão e a assimilação dos saberes: da tradução à produção.
2.Islão e técnicas
2.1. A água
2.1.1. A água na religião e no direito islâmicos
2.1.2. A água e as cidades
2.1.3. A água e a agricultura
2.1.4. O mar, os barcos e os instrumentos de navegação
2.2. O fogo
2.2.1. Alquimia e tecnologia química- Jâbir b. Hayan (Geber) entre a História e o mito
2.2.2. O vidro e a cerâmica
2.2.3.. Metalurgia e técnicas militares
2.3. A terra
2.3.1. As técnicas de construção
3.Os protagonistas
3.1. Os artesãos e as cidades : estatuto social, organização e controlo de qualidade (hisba)
3.2. Um inventor redescoberto: Al-Jazari (1136-1206)

Métodos de Ensino

Metodologia ativa, centrada no trabalho dos discentes, a quem serão disponibilizados os materiais e bibliografia que lhes permitam uma pesquisa autónoma. A avaliação consistirá na apresentação de um trabalho sobre um tema específico, cujos objetivos, metodologia e planificação serão trabalhados com os docentes.

Bibliografia

AL-HASSAN, Ahmad Y. (ed.) – Science and Technology in Islam, Part II, Technology and Applied Sciences,
Paris, UNESCO, 2001.
AL-HASSAN, Ahmad Y., History of Science and Technology in Islam
www.history-science-technology.com
HILL, Donald R.; KING, David A. – Studies in Medieval Islamic Technology: from Philo to al-Jazari, from
Alexandria to Diyar Bakr, Aldershot, Ashgate, 1998.
FARUQUI, Naser I.; BISWAS, Asit K. et BINO, Murad J. – La gestion de l’eau selon l’Islam, CRDI/Éditions
Karthala, 2003
www.crdi.ca/acca/ev-9425-201-1-DO_TOPIC.html

Equipa Docente