2023

Seminário de Projecto

Nome: Seminário de Projecto
Cód.: PAO09252D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Paisagem, Ambiente e Ordenamento

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer aos alunos os instrumentos, métodos e critérios necessários para formularem um projecto de tese interdisciplinar, coerente e de execução possivel no prazo definido.

Conteúdos Programáticos

Conteúdos


1.   Introdução à unidade curricular (UC) de Seminário de Projecto


Apresentação dos objectivos da UC, focados, no essencial, na abordagem e discussão dos métodos e técnicas de investigação na área da gestão interdisciplinar da paisagem. Esta introdução metodológica visa iniciar os alunos na preparação do trabalho de investigação conducente à preparação da sua tese de doutoramento. Neste sentido, nesta aula introdutória, apresentam-se e discutem-se ainda os principais critérios a cuprir por uma tese de doutoramento: carácter inovador; clareza e consistência metodológica e rigor na recolha e tratamento da informação. 


Serão ainda introduzidas a organização e a programação das aulas, bem como o método de avaliação seguido nesta UC.


 2. Os desafios da pesquisa interdisciplinar


(Im)possibilidade de uma observação independente de (pre)conceitos. (Crítica do empirismo). A ciência constroi-se em ruptura com o senso comum (1ª ruptura epistemológica). Cada nova disciplina científica constroi-se, também, em ruptura com as disciplinas previamente estabelecidas (caso da sociologia), o que estabelece “naturais” fronteiras ao trabalho interdisciplinar.


O reencontro com o senso comum (2ª ruptura epistemológica) e a crítica da ciência positivista. Da ciência preditiva e potenciada nas suas aplicações tecnológicas à uma ciência esclarecedora das práticas e das problemáticas sociais e potenciadora de melhores deliberações colectivas.


Confirmação, falsificação e revoluções científicas: observações discordantes e paradigmas (ex. Porter versus Pigou a propósito da relação entre regulamentação ambiental e competitividade económica).


Modalidades de investigação integradoras de diversos saberes disciplinares, bem como conhecimentos não científicos, com vista à concretização da 2ª ruptura epistemológica.


 


3. A revisão bibliográfica e o estado da arte, a questão de investigação e as técnicas de recolha de informação


Princípios e etapas na realização de um trabalho. Esquema orientador das etapas. A revisão bibliográfica. Importância da delimitação do objecto de estudo: a questão e a hipótese científica. Noção de conceito e de indicador. A informação a recolher: circunscrever o campo da análise empírica.


Classificação das técnicas de recolha de informação. Técnicas documentais / técnicas vivas. Observação directa / observação indirecta. Entrevista / inquérito por questionário. O caso do inquérito por questionário.


 


4. A análise e tratamento da informação: uma introdução às técnicas estatísticas de análise multivariada


Introdução às técnicas estatísticas multivariada, tomando como exemplo uma investigação concreta e duas técnicas: Análise de Clusters e Análise discriminante linear canónica. O problema da escolha das variáveis chave e da escala de medida destas.


Análise de Clusters (AC). Fundamentos. Quando usar a AC. Medidas de Similaridade/ Dissimilaridade.  Métodos de Agrupamento de clusters. Validação de resultados.


Análise Discriminante linear canónica (ADLC). Pressupostos básicos. Quando usar a ADLC. Funções discriminantes lineares canónica: derivação, uma interpretação espacial; interpretação das funções discriminantes canónicas e representação gráfica.


 


5. Técnicas estatísticas de análise multivariada: um exercício de aplicação – TRABALHO DE GRUPO I 


Apresenta-se questões de investigação e uma base de dados para que os alunos selecionem técnicas estatísticas de análise multivariada adequadas a cada uma das questões e aos dados disponíveis.


 


6. Questão da investigação e construção do objecto de investigação: um exercício de aplicação – TRABALHO DE GRUPO II


Aplicação dos conhecimentos adquiridos  nos dias anteriores à definição de um objecto construído, partindo da paisagem como objecto real. Diferentes perspectivas de análise da paisagem, e escolha do posicionamento da investigação. Exercício de definição de uma questão de investigação. Comparação entre diferentes alternativas.


 


7. Recolha e análise da informação: o exemplo do planeamento e gestão florestal


 


8. Apresentação da ficha de investigação


Apresentação detalhada dos conteúdos da ficha de investigação a trabalhar pelos alunos até ao segundo módulo de Seminário de Projecto II a ter lugar em 25-27 de Fevereiro de 2013.


 


 No 2º Módulo: discussão das propostas de tese elaboradas pelos alunos no formato de ficha de tese.

Métodos de Ensino

Apresentações pelos docentes e discussão com os alunos. Trabalhos em grupo na aula.


Preparação pelso alunos de uma ficha com a proposta de tese, segundo o modelo entregue pelos docentes. Discussão no 2º módulop da UC.

Avaliação

Avaliação pelo conjuntod e professopres, da ficha entregue pelos alunos e discutida no 2º módulo.

Bibliografia

Para o tema 2:


Santos, Boaventura de Sousa (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna. Lisboa: Edições Afrontamento. Cap. 2. Pp 33-49.


 


Para o tema 3:


Foddy, William (1996), Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta, 228p.


Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc van (1998), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva, 275 p.


 


Para os temas 4 e 5:


Hair, Joseph F. et al. (2010). Multivariate Data Analysis (7ª edition). Prentice Hall.


Klecka, William R.  (1980). Discriminant Analysis (Sage Paper Publications series on Quantitative Application in the Social Sciences, Nº. 07-19), London. Sage.


 


Para o tema 6:


Council of Europe, 2000. European Landscape Convention. Strasbourg


Jones M., 1991. The elusive reality of landscape. Concepts and approaches in landscape research. Norsk Geografiske Tidskrift, vol. 45: 229-244


Lorzing  H., 2011. The Nature of Landscape. A Personal Quest. 010 Publishers, Rotterdam (Cap.3: Layers of Interaction)


Thorsoe M., Alroe H. and Noe E., 2012. Review of perspectives applied in the assessment of organic food networks. Working Document, Workshop 6.1, IFSA Conference, 1-4 July, Aarhus, Denmark