2023

Comportamento Humano e Ambiente

Nome: Comportamento Humano e Ambiente
Cód.: PSI13102L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Promover a compreensão dos processos sócio-cognitivos que subjazem à forma como por um lado as pessoas influenciam o ambiente (natural e construído) e por outro, como são influenciadas por certas características deste.
- Promover a competência de análise, intervenção e aplicação de teorias e conceitos à compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais.
- Capacitar os futuros psicólogos para participarem e incluírem um nível de explicação psicológico em trabalhos de equipas multi-disciplinares, direccionados para os estudos ambientais.

Conteúdos Programáticos

1. ORIGENS E RAÍZES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
1.1 Tradição Psicológica e Psicologia Ambiental: Do social ao físico
1.2. Importância dos factores externos à Psicologia
1.3. Emergência da Psicologia Ambiental como nova área de estudo
1.4. Teoria Ecológica do Comportamento de Roger Baker.

2. COGNIÇÃO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO SOCIO-ESPACIAL HUMANO
2.1. Mapas cognitivos e a metáfora do "mapa da cabeça"
2.2. Legibilidade e heurísticas espaciais
2.3. Espaço pessoal e territorialidade
2.4. Design para a promoção da saúde e bem-estar

3. AMBIENTE URBANO E IDENTIDADES
3.1. Vínculo e identidade ao lugar
3.2. Satisfação residencial e realojamento
3.3. Espaço Institucional, laboral e espaço escolar

4. STRESS AMBIENTAL E RISCO
4.1. Modelo sócio-cognitivo de stress ambiental
4.2. Percepção e avaliação de riscos sócio-ambientais

5. OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E O PAPEL DO COMPORTAMENTO HUMANO

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e métodos activos, nomeadamente análise de casos pela visualização de filmes e leitura de textos e descrição de acontecimentos com impacto sócio-ambiental. E ainda pela análises críticas de artigos científicos.
Avaliação contínua inclui, (1) trabalhos de grupo de apresentação e análise crítica de artigos científicos (50%); (2) Trabalho de grupo de construção de projeto de investigação (50%). Avaliação Final: (1) trabalhos individual de apresentação e análise crítica de artigos científicos (50%); (2) Trabalho individual de construção de projeto de investigação (50%).

Bibliografia

Aragonés, J.I. & Amérigo, M. (2010) Psicologia Ambiental. (3ª Edicion) Madrid: Ediciones Pirámide.
Bechtel, R.B. & Churchman, A. (2002), Handbook of Environmental Psychology. New York: John Wiley
Bonnes, M. & Secchiaroli, G. (Eds.) (1995) Environmental Psychology: a psycho-social introduction. Roma: Sage Publications.
Devlin, A.S. (2018) (Ed.) Environmental Psychology and Human Well-Being: Effects of Built and Natural Settings. Cambridge: Elsevier
Gifford, R. (2013) Environmental Psychology: Principles and Practice. Boston: Allyn and Bacon.
Gifford, R.(Ed.) (2016) Research Methods for Environmental Psychology. Malden, MA: John Wiley & Son
Soczka, L. (2005) (Org.) Contextos Humanos e Psicologia Ambiental. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Bonnes, M.; Lee, T.; Bonaiuto, M.(2003) Psychological Theories for Environmental Issues, Aldershot, U.K.: Ashgate.
Steg, L.; Van Den Berg, A.E,; De Groot, J. I.M. (2013) Environmental Psychology. Chichester: Blackwell.

Equipa Docente