2023

Tecnologias do Tratamento Vectorial e Editorial I

Nome: Tecnologias do Tratamento Vectorial e Editorial I
Cód.: VIS02227L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos Gerais:
– Desenvolver a educação do aluno e sua cultura visual, e desenvolver projetos de comunicação gráfica adequando-os ao seu público-alvo;
– Adequar mensagens tendo em conta a perceção visual e a sociedade a quem se destinam;
– Pretende-se ainda explorar e desenvolver o domínio das linguagens de desenho vectorial e ferramentas de desenvolvimento e implementação ao nível do design editorial para aplicações em paginação, nomeadamente o Adobe Indesign e o Adobe Illustrator.

Competências a adquirir:
– Conhecimentos e capacidades nos domínios da conceção e desenvolvimento gráfico da linguagem vectorial e editorial, tratamento de texto e paginação;
– Conhecimentos e capacidades nos domínios da gestão de equipas e de projetos gráficos;
– Conhecimentos e capacidades na resolução prática de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: edição e pós-produção gráfica
           Software Adobe Illustrator
           Software Adobe InDesign

2. Questões do brief:
           Objetivo a alcançar
           Expectativas a superar
           Metodologia projetual

3. Criação de novo documento:
           Definição de preferências
           Definição de perfis de cor
           Opções do open

4. Navegar entre documentos:
           Painéis e respetivas funções
           Atalhos (shortcuts)
           Manejar vários documentos
           Importar ficheiros de texto ou imagem

5. Apresentação de projetos

Métodos de Ensino

As horas de contato, teórico-práticas, serão ministradas por módulos temáticos com inserção de temas a debater, introduzidos pelo docente da Unidade Curricular à medida que a mesma for evoluindo sob a forma de apresentação.
A tipologia de projetos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, reflexão e planeamento prévios.
Em contexto de aula serão desenvolvidos pequenos exercícios preparatórios, que visam contribuir para um elevado nível de preparação e desempenho no projeto final a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo.
Poder-se-á socorrer a projetos de desenvolvimento no “campo” com o intuito de análise e testes de aplicação.

Avaliação

A avaliação da unidade curricular é contínua feita com base em critérios qualitativos a definir pelo docente e que serão devidamente comunicados ao estudante. No final de cada trabalho, ou fases de trabalho, procede-se a uma avaliação pontual elaborada com base em critérios quantitativos, igualmente comunicados ao aluno. No final do semestre tem lugar a avaliação final da unidade curricular a qual será constituída por um júri, onde para além do docente da disciplina estarão presentes pelo menos mais dois docentes com competências na área lecionada.

Os momentos de avaliação contínua e pontual serão acordados pelo docente com os alunos no início do semestre. A avaliação final será marcada pela Direção do Departamento em período correspondente de acordo com o calendário académico da Universidade.

Os critérios de avaliação pontual e final assentam nos seguintes fatores principais:
Inovação e/ou Criatividade: até 7 valores
Investigação e/ou Conceito: até 5 valores
Rigor: até 4 valores
Consistência e apelo da apresentação: até 4 valores

Bibliografia


ADOBE Creative Team (2010), Adobe Illustrator CS5 Classroom in a Book. EUA: Adobe Press.


BARBOSA, Conceição – Manual Prático de Produção Gráfica. Publicação Principia, 2004.


BAER, Lorenzo – Produção Gráfica. São Paulo: Editora SENAC, 2002.

Equipa Docente