2023

História da Cultura em Portugal

Nome: História da Cultura em Portugal
Cód.: HIS02462L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta uc promove o diálogo transnacional e interdisciplinar entre os estudantes que a frequentam como opção. Partindo da realidade de história da cultural em Portugal em tempo de longa duração, promove o espírito crítico e criativa em torno de memória e história da cultural, de forma transnacional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral das Disciplinas: Apresentar uma visão crítica e geral da História da Cultura Portuguesa, permitindo aos alunos o conhecimento sobre autores e temas mais importantes da cultura portuguesa desde a ocupação territorial do espaço da formação de Portugal ate ao século XXI, com abertura para os novos desafios de «descolonizar» os traços identitários da cultura em Portugal.
Objetivos específicos: Caracterizar o conceito de Cultura como um conceito plural, identificando as suas múltiplas manifestações; - Apreender os diferentes movimentos culturais como expressão das conjunturas políticas, económicas, sociais, ideológicas. Perceber a cultura portuguesa em contexto global – do passado para o futuro.

Conteúdos Programáticos

Introdução aos conceitos: Cultura na História e Antropologia. O encontro de dois espaços para o reconhecimento da construção da identidade cultural no tempo e no espaço (Cultura Portuguesa). O Tempo da Cultura em Portugal - a ocupação do espaço peninsular: Memória, História e Monumentos. A Cultura Medieval em Portugal - vestígios da produção cultural e artística. A fundação da Universidade; as Crônicas do Reino. Exploração, Expansão da Cultura Europeia com o Concílio de Trento. A cultura barroca no contexto da Europa e fora da Europa. A cultura das “Luzes”: o epicentro de 1755 - A Europa “respira por Lisboa” - “Luzes” e Revolução em Portugal. O tempo do liberalismo, do romantismo e do positivismo: as marcas da cultura portuguesa do século XIX. Portugal século XX, instituições culturais, ideologias culturais, uso da memória e celebrações.

Métodos de Ensino

As sessões são compostas por lectures, da responsabilidade da equipa docente ou de convidados específicos para temas a trabalhar; existem também o debate de textos em aula, preparatórios das modalidades de avaliação. Os apoios bibliográficos são sempre disponibilizados na plataforma de moodle. A equipa docente fornece tempo de tutorial e de equipa/individualmente. Fomentado o espírito crítico e de autonomia, a avaliação faz-se pro modelo de avaliação contínua - com avaliação individual (50%): produção de dois textos académicos / ou 1 frequência (25% +25%) e por um trabalho de equipa devidamente monitorizado e avaliado em diferentes etapas do seu percurso (50%): com texto final e apresentação 80% ; avaliação de projeto 20%).

Avaliação

A. Avaliação contínua 


1. Os alunos em avaliação contínua devem fazer dois trabalhos escritos, cabendo a cada um 50% da avaliação final. 2. O primeiro trabalho é individual e será entregue na primeira semana de novembro (máximo 2000 palavras). Trata-se de uma análise crítica de um texto, a ser indicado pelo docente, no início do ano letivo.  3. O segundo trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo (até 2 alunos) e será entregue na última semana de janeiro (máximo 4000 palavras). Os temas para os trabalhos serão indicados pelo docente no início do ano letivo. 


 


B. O regime de exame final inclui um teste escrito.  

Bibliografia

A.A.V. V. (1986). A abertura do mundo. Estudos de História dos descobrimentos em homenagem a Luís de Albuquerque. Lisboa: Ed. Presença.
Cardão, Marcos and Castelo, Cláudia (2015). Gilberto Freyre: novas leituras, do outro lado do atlântico, São Paulo: Edusp.
Coelho, António Borges (1989), Portugal na Espanha Árabe. Lisboa: Ed. Caminho.
Jerónimo, M. B. (2015). The ‘Civilizing Mission’ of Portuguese Colonialism, 1870-1930. London: Palgrave Macmillan.
Matos, S.C. (2008). Consciência Histórica e Nacionalismo (Portugal, Século XIX-XX), Lisboa: Livros Horizonte.
Mestiçagens e Identidades Intercontinentais nos Espaços Lusófonos (2013). Coord. M. Lobato, M.D. Manso. Braga: NICPRI.
Saraiva, A.J. (1950-1962) História da Cultura em Portugal. Lisboa: Presença.
Xavier, Ângela Barreto(2014).“‘Parecem indianos na cor e na feição’: a ‘lenda negra’ e a indianização dos portugueses”, Etnográfica: Mimetismos coloniais: história e teoria no império português, Vol.18 (1):111-133.