2023

Web Marketing e Negócio Eletrónico

Nome: Web Marketing e Negócio Eletrónico
Cód.: GES02340L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz de descrever as principais noções e conceitos associados ao marketing na web e ao negócio eletrónico. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
* Explicar a importância e as especificidades da Internet como instrumento de marketing e de negócio;
* Explicar as particularidades do marketing na Internet;
* Identificar e planear diferentes formas de negócio eletrónico.
Em termos de competências, com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
* Domínio dos conceitos específicos do marketing na Web e do negócio eletrónico;
* Capacidade de planear uma ação de marketing na Web;
* Capacidade de implementar soluções de negócio eletrónico.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao negócio e aos mercados eletrónicos.
2. Modelos de negócio eletrónico.
3. Estratégia e implementação do negócio eletrónico.
4. Marketing e comunicação na Internet.
5. Novos desenvolvimentos na Web.

Métodos de Ensino

As sessões presenciais são teórico-práticas e incluem a discussão de casos de estudo, análise de ideias, apresentação de casos reais de plataformas de negócio eletrónico, pequenos trabalhos individuais e partilha e discussão de experiências.
Os conteúdos das sessões presenciais, o programa e outros documentos de suporte à lecionação da unidade curricular, serão disponibilizados aos alunos na plataforma de e-learning da Universidade, criada para flexibilizar os ensinos. Será indicado um horário de atendimento aos alunos.
Em avaliação contínua o aluno realizará um trabalho de grupo (40%) e uma prova escrita individual (60%); em regime de exame, o aluno realizará um trabalho individual (40%) e uma prova escrita (60%).
Para realizar avaliação continua os alunos terão que assistir a pelo menos 75% das aulas.
Os alunos serão aprovados à disciplina com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.

Bibliografia

Ferreira, R. F.; Cunha, C. A. (2006) Estratégia e Negócio Electrónico. Sociedade Portuguesa de Inovação.
Gouveia, L. B. (2006) Negócio Electrónico - Conceitos e Perspectivas de Desenvolvimento. Sociedade Portuguesa de Inovação.
Rita, .P.; Oliveira, C. (2006) O Marketing no Negócio Electrónico. Sociedade Portuguesa de Inovação.
Strauss, J.; Frost, R (2011) E-Marketing, 6th Ed., Pearson, Prentice-Hall.
Turban, E.; King, D.; Lee, J.; Liang, T.-P.; Turban, D. (2010) Electronic Commerce 2010 - A Managerial Perspective (Sixth Edition). Pearson Prentice Hall.