Estratégia
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa explorar os conceitos estruturantes da área de conhecimento da Estratégia e dotar os alunos dos instrumentos mais utilizados. Nesta perspetiva, pretende-se desenvolver o processo de ensino / aprendizagem em quatro vertentes, no sentido da aquisição de competências e capacidades específicas:
A) Transmitir conhecimentos específicos de gestão global, particularmente sobre a formulação e implementação de estratégias nas organizações;
B) Facilitar a integração de conhecimentos adquiridos nas outras unidades curriculares e evidenciar que esses conhecimentos poderão ser muito úteis à gestão estratégica;
C) Desenvolver competências de análise e de resolução de problemas;
D) Desenvolver capacidades de decisão, aplicação, síntese, trabalho em equipa, apresentação escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
PROGRAMA
1. Introdução e conceitos básicos
1.1 Conceitos fundamentais
1.2 A visão sistémica da organização
1.3 O gestor estratégico
2. Estratégia e metodologias de abordagem
2.1 Origens da estratégia
2.2 Do pensamento ao planeamento estratégico
3. O processo de planeamento estratégico
3.1 Definição e objetivos do planeamento
3.2 Problemas do planeamento
3.3 Organização do processo de planeamento estratégico
3.4 Do planeamento à gestão estratégica
4. Diagnóstico ou análise ambiental
4.1 O ambiente externo da organização; processos e instrumentos
4.1.1 Ambiente geral ou contextual; método PEST
4.1.2 Ambiente específico ou transacional; modelo das 5 forças
4.1.3 Ameaças e oportunidades
4.1.4 Fatores críticos de sucesso
4.2 O ambiente interno da organização
4.2.1 Recursos
4.2.2 Forças e fraquezas
4.2.3 Competências distintivas
4.3 A matriz SWOT
5. Formulação ou formação de estratégias
5.1 Missão, objetivos e estratégia
5.2 Alternativas de decisão estratégica
6. Implementação e controlo
6.1 Formas de implementação e de monitorização (Balanced Scorecard)
6.2 Controlo e ajustamentos necessários às estruturas, aos recursos e às políticas
Métodos de Ensino
De acordo com o previsto no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora e directrizes do Departamento de Gestão, todos os alunos terão a possibilidade de optar entre dois regimes de avaliação:
Alternativa 1 - Avaliação Contínua
Um teste escrito individual (50% para a classificação final), um trabalho de grupo sobre uma temática de natureza teórica ou prática, com apresentação na aula (30% para a classificação final) e estudos de caso que serão solicitados durante o semestre (20%).
A não realização de um trabalho ou a obtenção de uma classificação inferior a sete valores implicam automaticamente a transição para o regime de exame único.
Alternativa 2 - Exame único
A nota final de cada aluno resulta, directa e exclusivamente, da classificação obtida numa prova escrita
(individual) sobre toda a matéria leccionada, a realizar na época de exames.
Avaliação
A avaliação do aluno trabalhador-estudante da Universidade de Évora é regulamentada por normativo próprio, enquadrando-se esta unidade curricular nas regras desse normativo.
De acordo com o previsto no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora e directrizes do Departamento de Gestão, todos os alunos terão a possibilidade de optar entre dois regimes de avaliação:
2.1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Um teste escrito, um trabalho de grupo sobre uma temática de natureza teórica ou prática (com apresentação na aula) e estudos de caso. Uma nota inferior a 7 em qualquer uma destas provas implica automaticamente a reprovação do aluno na avaliação contínua. Uma assistência às aulas inferior a 75% do número de aulas lecionadas implica a exclusão do regime de avaliação contínua (exceto para os alunos trabalhadores-estudantes). Os alunos que assistirem às conferências indicadas pelo docente e que produzirem relatório das mesmas (o relatório é facultativo), serão avaliados por esse trabalho que terá uma ponderação de 5% a retirar da ponderação do teste. Esta modalidade só será utilizada em caso de benefício do aluno.
· Temas para o trabalho de grupo
Os alunos poderão optar por um dos seguintes temas:
A) Autores da Estratégia:
1- Michael Porter
2- Gary Hamel
3- Tom Peters
4- Henry Mintzberg
5- Ralph Stacey
6- Igor Ansoff
7- Robert Kaplan e David Norton
8- Sun Tzu
9- Matrizes de Análise Estratégica (BCG, ADL, McKinsey, …)
B) Plano Estratégico: Elaboração de um esboço de Plano Estratégico para uma empresa real ou virtual (escolha livre).
Ponderações das provas para a nota final:
Teste escrito: 50%, a realizar em 16 de Dezembro 2015 (confirmado)
Trabalho de grupo e apresentação: 30%
Estudos de caso em sala e em grupo: 20%
Relatório(s) de conferência(s) – 5%, no caso de ser benéfico para o aluno. Neste caso o teste escrito terá a ponderação de 45%. Este critério também se aplica ao regime de exame.
2.2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL:
Exame de Época Normal 14 de Janeiro 2016, às 10h (confirmado).
Exame de Época Recurso: 25 de Janeiro 2016, às 10h (confirmado).
Exame de Época Especial: 8 de Setembro 2016, às 10h (data e sala a confirmar).
Bibliografia
DESS, G.; LUMPKIN, T.; EISNER, A. (2009). Strategic Management: Creating Competitive Advantages. Paperback, 5ªEd.
FREIRE, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal, Verbo, Lisboa.
GRANT, R. & J. JORDAN (2015). Foundations of Strategy. 2nd. Ed, Wiley.
HAMEL, G. e BREEN, B. (2008), O Futuro da Gestão, 2ªed, Harvard Business School Press, Lisboa, Actual Editora.
MINTZBERG, H.; QUINN, J. e GHOSHAL, S. (1995). The Strategy Process, European Edition, Prentice Hall, Hertfordshire.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica, Escolar Editora.
WHITTINGTON, J.; P. REGNÉR; D. ANGWIN; G. JOHNSON e K. SHOLES (2020). Exploring Strategy,
Pearson, 12ª Ed.