2023

Cultura e Ética Organizacional

Nome: Cultura e Ética Organizacional
Cód.: GES02328L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
A disciplina tem como grande finalidade apresentar a cultura organizacional como o contexto onde se criam os alicerces da gestão ética e socialmente responsável, definindo-se 5 objectivos:
* Apresentar a Cultura Organizacional como a ?alma? das Organizações e estas como um sistema de valores.
* Relacionar a macro variável ?Cultura Organizacional? com um conjunto de variáveis contextuais do CO.
* Delimitar um conjunto de conceitos-chave em termos de conteúdo e de campo de aplicação.
* Apresentar as vantagens da formalização da ética sob a forma de códigos de ética e de conduta/deontológicos.
* Evidenciar a importância da existência de modelos de decisão ética.
Competências:
* Fomentar o espírito analítico e capacidade de argumentação.
* Dotar os alunos de raciocínio ético que lhes permita a resolução de dilemas éticos organizacionais.
* Promover o espírito crítico e de cidadania.
* Fomentar a comunicação oral e escrita.
* Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Delimitação e Clarificação do Conceito de Cultura Organizacional
Módulo 2. Manifestações e Funções da Cultura Organizacional
Módulo 3. As relações do sistema cultural com as outras variáveis comportamentais: Estrutura, Liderança, Motivação, Participação e Comunicação Organizacional
Módulo 4. Da gestão pelos valores à gestão pela cultura ética - os alicerces para a criação de climas organizacionais éticos
Módulo 5. Delimitação e evolução de conceitos-chave: Ética, Moral, Deontologia, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Ética Empresarial
Módulo 6. Apresentação e análise de um conjunto de teorias éticas
Módulo 7. Ética e Deontologia Profissional
Módulo 8. O papel dos códigos éticos e de conduta na criação de um modelo de gestão pela cultura ética e de liderança responsável
Módulo 9. Modelos de decisão ética - Aplicação de uma Framework para resolução de dilemas éticos

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar nas aulas suportar-se-á no método expositivo apenas para a apresentação dos conceitos e instrumentos básicos de análise.
O objectivo é privilegiar a reflexão conjunta, com a participação dos alunos, a partir da análise de pequenos textos de apoio e de estudos de caso que, pela sua actualidade e oportunidade suscitem a sistematização e o aprofundamento de ideias e a aplicação e validação dos modelos teóricos.
Poderão ainda ser realizados trabalhos de pesquisa e análise documental, a realizar individualmente e em grupo, sobre temas do programa. A metodologia proposta pressupõe a utilização da plataforma ?moodle?.
Processo de avaliação contínua
O processo de avaliação contínua contempla dois blocos de avaliação de carácter obrigatório:
1. Uma Frequência (Teste Escrito), com consulta, este elemento- 60%.
2. Resolução e apresentação de Estudos de Caso e Análise de Textos, numa dinâmica de grupo e em contexto de sala de aula- 40%.

Bibliografia

Costa, Maria Alice, Santos, Maria João, Seabra, Fernando Miguel, Jorge, Fátima. Responsabilidade Social Uma Visão Ibero-Americana, Coimbra, Ed. Almedina, 2011
Cortina, Adela, Conill J., Domingo A., Ética de la Empresa - Claves para uma nueva cultura empresarial, Madrid, Ed. Trotta, 1994
Cunha, Miguel Pina e et al, Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, RH Editora, 2006
Hofstede, Geert, Culturas e Organizações - Compreender a nossa programação mental, Lisboa, Ed. Sílabo, 1997
Mercier, Samuel, Ética nas Empresas, Porto, Ed. Afrontamento, 2004
Neves, José, Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Lisboa, RH Editora, 2000
Parra, M.G., Ética en las Organizaciones - Construyendo Confiança, Madrid, Pearson Prentice Hall, 2006
Rego A., Cunha M.P., Costa N.G., Gonçalves, H., Cabral- Cardoso, C., Gestão Ética e Socialmente Responsável - Teoria e Prática. Lisboa, RH Editora, 2006
ROBBINS P. Stephen, Organizational Behavior, Prentice Hall, 2004