2023

Empreendedorismo e Inovação

Nome: Empreendedorismo e Inovação
Cód.: GES02310L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC explora os conceitos científicos relacionados com o processo empreendedor e tem uma componente prática que fornece as principais ferramentas para estruturar e avaliar uma proposta de negócio.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objetivos da UC dotar os alunos das matérias que permitam desenvolver um espírito empreendedor, criativo e inovador, para:
identificar e compreender a importância da inovação;
interligar os elementos essenciais do empreendedorismo e inovação;
compreender o processo empreendedor e os vários modelos e dinâmicas da inovação;
criar o próprio emprego ou ser intraempreendedor.
Em termos de competências, pretende-se que os alunos tenham:
capacidade de trabalho em equipa;
apetência para a aprendizagem ao longo da vida;
iniciativa e espírito empreendedor;
capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão;
capacidade de gestão em tempo oportuno;
capacidade de abstração;
intuição criativa;
espírito crítico;
capacidade de expressão oral e escrita;
aptidão na transmissão de ideias e informações;
capacidade de crítica e de autocrítica;
capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;
capacidade de implementação e utilização das TIC de suporte à gestão.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 -Introdução ao Empreendedorismo e Inovação
a. Definições e conceitos de empreendedorismo
b. Perfis e características dos empreendedores
c. Empreendedorismo Social e Intraempreendedorismo
d. Definição e tipologias de inovação
d. As dinâmicas da inovação

Módulo 2 – Conceção e Estruturação de Ideias de Negócio
a. Processos e técnicas de geração de ideias
b. A ferramenta do “Design Thinking”
c. Avaliação de ideias e mercados
d. O processo da ideia de negócio à criação da empresa
e. Simulação do desenvolvimento de uma ideia de negócio

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem discussão de casos, análise de ideias de negócios, elaboração de estratégia de inovação para uma empresa, pequenos trabalhos individuais e apresentação de casos e partilha e discussão de experiências.
A divulgação dos conteúdos na aula e da bibliografia (com a indicação dos textos fundamentais), é feita através da plataforma de e-learning da Universidade.: www.moodle.uevora.pt, criada para flexibilizar os ensinos da Universidade de Évora.

Avaliação

De acordo com o Regulamento Académico os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua (RAC) ou pelo regime de exame (RE).
Em RAC os alunos têm 4 trabalhos em grupo (no total valem 50%) e 1 prova escrita (50%).
Em RE os alunos têm 1 trabalho individual (30%) e uma prova escrita (70%).
A aprovação implica uma nota mínima de 7 valores em todos os elementos de avaliação e presença em 75% das sessões (RE normal).

Bibliografia

Barringer, B. R. and Ireland, R. D. (2016). Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures (Fifth Edition); Pearson International Edition.
Drucker, Peter F. (1985). Innovative and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.