2023

Bioestatística e Informática

Nome: Bioestatística e Informática
Cód.: MAT00911L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

De um modo geral, pretende-se que, ao terminarem a unidade curricular, os alunos tenham um conhecimento base dos diferentes tópicos de Estatística apresentados, que lhes permita ler/entender a literatura relacionada com a utilização da


Estatística na sua área, e posteriormente aplicar corretamente as técnicas apropriadas e interpretar os resultados. Em particular, pretende-se que o aluno seja capaz de:



  • proceder à análise inicial de dados amostrais utilizando as técnicas básicas de Estatística Descritiva;

  • traduzir na linguagem da teoria de probabilidades, situações de incerteza inicialmente expressas em linguagem natural, atendendo aos conceitos básicos de probabilidades expostos, onde se incluem as principais distribuições de probabilidade;

  • formular e resolver problemas básicos de inferência estatística tendo um conhecimento suficiente das respectivas técnicas, de forma a permitir construir modelos simples de situações reais e reconhecer situações em que as técnicas estatísticas devam ser utilizadas, sendo capazes de distinguir e caracterizar claramente as questões amostrais, as questões populacionais e os problemas e técnicas a usar para abordar os diversos problemas;

  • recorrer aos meios informáticos existentes, software estatístico e/ou folha de cálculo, como uma ferramenta útil para a realização de uma análise estatística não descuidando o principal objectivo de qualquer investigação, interpretação correta dos resultados e apresentação das conclusões da análise.


Nota: Sempre que possível, ir-se-á recorrer aos meios informáticos existentes, nomeadamente ao software SPSS e a uma folha de cálculo, para a abordagem dos temas descritos.

Conteúdos Programáticos


  1. Noções introdutórias

  2. Estatística descritiva

  3. Noções básicas de probabilidades --- revisão

  4. Variáveis aleatórias discretas e contínuas

  5. Introdução à amostragem e distribuições amostrais

  6. Estimação pontual e intervalar

  7. Testes de hipóteses paramétricos

  8. Testes não-paramétricos

  9. Análise de variância simples

  10. Análise de regressão linear simples


A componente informática consiste na utilização do software SPSS e de uma folha de cálculo na resolução de problemas estatísticos.


NOTA: É aconselhado que os alunos instalem no seu computador pessoal o SPSS (contactar os Serviços de Informática para instalação gratuita) e o Excel (ou equivalente) e tragam os seus computadores pessoais para as aulas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais. As aulas préticas realizam-se em sala com computadores (embora se recomende ao aluno o uso do seu computador pessoal), com resolução de exercícios, com recurso por vezes a máquina de calcular e frequentemente ao uso do software SPSS e de folha de cálculo.

Avaliação

1. Os alunos serão avaliados através de uma Avaliação Contínua com a realização de 3 frequências. Para que o aluno possa ser avaliado no regime de avaliação contínua deverá assistir a, pelo menos, 70% das aulas teóricas e 70% das aulas práticas e realizar as 3 frequências, obtendo nelas uma média igual ou superior a 9,5 valores com nota mínima de 7 valores em cada frequência. Ressalva-se a situação dos alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, aos quais não é exigido um mínimo de frequência às aulas.


NOTAS: A desistência durante a realização de uma prova de frequência determina uma classificação de zero nessa frequência. A falta ou a obtenção de uma classificação inferior a 7 valores na primeira ou na segunda frequência implica a não admissibilidade à realização das frequências seguintes


2. Os alunos poderão ainda optar por uma Avaliação não-Contínua, dispondo de um exame de época normal e de um exame de recurso. O aluno que não cumpra algum do requisitos para a avaliação contínua, poderá realizar a avaliação não-contínua.


 


Material que devem trazer para frequências e exames: Apenas formulário e tabelas fornecidos no moodle (impressos em papel), máquina de calcular, folhas de teste.


Datas de Avaliação:


1ª Frequência: 27 de outubro de 2016, das 18h-20h. Local: anfiteatros 2, 3, 4 e 5 CLAV


2ª Frequência: 26 de novembro de 2016, das 17h30-19h30. Local: anfiteatros 2, 3, 4 e 5 CLAV


3ª Frequência: 5 de janeiro de 2017, das 18h-20h. Local: anfiteatros 2, 3, 4 e 5 CLAV


Exame de Época Normal: 17 de janeiro de 2017, das 10h-13h. Local: anfiteatros 2, 3 e 5 e sala 066 CLAV


Exame de Época de Recurso: 26 de janeiro de 2017, das 17h30-20h30. Local: anfiteatros 2, 3 e 5 e sala 066 CLAV


Exame da Época Especial: 6 de julho de 2017, das 10h-13h. Local: a designar


Exame da Época Extraordinária: 14 de julho de 2017, das 10h-13h. Local: a designar


 

Bibliografia

Gomes, D. (2016). Slides das aulas teóricas.


Afonso, A. e Serpa, C. (2011). Probabilidades e à Estatística. Aplicações e Soluções em SPSS. Escolar Editora.


 


Outra Bibiografia:


Chung, K. L. (2001). A Course in Probability Theory. Academic Press.


Feller, W. (1968). An Introduction to Probability Theory and its Applications, Vol. 1. John Wiley & Sons, Inc..


Fowler, J. e Cohen, L. (1990). Practical Statistics for Field Biology. John Wiley & Sons.


Hoaglin, D. C., Mosteller, F. e Tukey, J. (1992). Análise Exploratória de Dados. Técnicas Robustas - um Guia.  Edições Salamandra.


Maroco, J. (2007). Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3ª Edição. Edições Sílabo.


Paulino, D. e Branco, J. (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.


Pestana, D. e Velosa, S. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística, Vol. 1. 4ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.


Petrie, A. e Paul Watson, P. (2013). Statistics for Veterinary and Animal Science. 3rd Ed John Wiley & Sons.


Zar, J. H. (1999). Biostatistical Analysis. 4ª edição. Prentice Hall.

Equipa Docente