2023

Abordagens à crise ambiental e políticas públicas

Nome: Abordagens à crise ambiental e políticas públicas
Cód.: BIO14830O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem e conhecimentos a transmitir:
1. Conceitos sobre crise ambiental e climática;
2. Acordo de Paris e emissão de gases com efeito de estufa;
3. Cidadãos, sociedade civil e opinião pública
4. Políticas públicas opinião pública e participação.;
5. Justiça climática. Significado e promoção.

Competências
1. Identificar conceitos sobre crise ambiental e climática;
2. Adquirir sentido crítico relativamente ao Acordo de Paris e emissão de gases de efeito estufa, para uma mudança de comportamento;
3. Reconhecer e identificar o papel dos cidadãos, da sociedade civil e da opinião pública na definição de políticas;
4. Adquirir conceitos e significado prático sobre justiça climática;
5. selecionar e apresentar resultados sobre temáticas complexas globais, para diferentes públicos numa perspetiva interdisciplinar atualizada e inovadora.

Conteúdos Programáticos

1. Significado da crise ambiental e climática (responde ao objetivo 1);
2. Alterações climáticas e o Acordo de Paris: principais obstáculos no combate às emissões de gases com efeito de estufa (responde ao objetivo 2);
3. O poder dos cidadãos e da sociedade civil. A força e os limites da opinião pública no enquadramento das políticas públicas (responde aos objetivos 3 e 4)
4. A promoção da Justiça Climática ao nível global e local (responde ao objetivo 5).

Métodos de Ensino

UC lecionado à distância, via plataforma zoom, em sessões de contacto síncronas com exposição de conhecimentos e discussão. Os recursos didáticos (e.g., bibliografia), serão disponibilizadas na plataforma Moodle, na área especifica do Curso, pelo menos com duas semanas de antecedência relativamente às aulas a que dizem respeito.
Os estudantes terão que obrigatoriamente assistirem a 75% das aulas da UC, privilegiando-se uma postura ativa com partilha de ideias.

Avaliação

A avaliação inclui a elaboração de um trabalho escrito sobre um tema à escolha inserido nas temáticas abordadas. O trabalho poderá ser individual ou em grupo, tendo em consideração o universo de estudantes a que se destina o curso com diferentes culturas e formação.
No seu trabalho os estudantes desenvolvem trabalho de observação e pesquisa, sendo acompanhados com orientação tutorial. No final farão apresentação em Seminário, seguido de discussão.
O trabalho será avaliado e classificado, sendo que a classificação deverá ser superior a 10 valores para que o estudante obtenha aprovação.
Durante o curso os estudantes desenvolvem trabalho autónomo, praticado individualmente ou em grupo, tendo em consideração o universo de estudantes, nesta matéria é necessária flexibilidade que em nada prejudicará os estudantes, uma vez que os docentes envolvidos possuem larga experiência académica. Todavia a avaliação será discutira e acordada com os estudantes no início da UC.

Bibliografia

Soromenho-Marques, Viriato and Ricardo Cabral, “The High-Price of Our ‘Low-Cost’ Monetary Union”, Heinrich Böll Stiftung-European Union, 18 July 2018. http://eu.boell.org/en/2018/07/18/high-price-our-low-cost-monetary-union

Ricardo Cabral and Viriato Soromenho-Marques, “Eurozone Reform Proposals: Not Quite the Way Forward!’”, Reconnecting Europe, Brussels, Heinrich Böll Stiftung-European Union, 09 Abril 2018. http://eu.boell.org/en/2018/04/09/eurozone-reform-proposals-not-quite-way-forward

Soromenho-Marques, Viriato, «Quo vadis Europa? | Professor Viriato Soromenho-Marques: “Fear alone will not provide a sustainable future for the EU”», Interview by Margarita Adamou, Head of the press office of the Greek Embassy in Lisbon, and Nefeli Mosaidi, 02 April 2018, Greek News Agenda, http://www.greeknewsagenda.gr/index.php/interviews/quo-vadis-europa/6682-viriato-soromenho-marques

Equipa Docente