2023

Biodiversidade, Conservação e Utilização Sustentável

Nome: Biodiversidade, Conservação e Utilização Sustentável
Cód.: BIO14828O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem:
1. Conservação e uso sustentável dos recursos genéticos vegetais; adaptações às alterações climáticas. Gestão e risco de incêndios florestais, estratégias de conservação in situ e ex situ. Inovação agrícola, segurança alimentar;
2. Metodologias inovadoras para conservação e uso sustentável de recursos naturais;
3. Promoção da literacia, conservação e gestão de ecossistemas, educação ambiental, governança colaborativa;
4. Desafios socioculturais-ecológicos e inovação agrícola em cadeias alimentares tropicais;
5. Deteção precoce de doenças e pragas, gestão e conservação da Agrobiodiversidade tropical.

Competências
1. Identificar conceitos sobre biodiversidade; Instrumentos de Política de Conservação. Organizações para a Biodiversidade, processos ecológicos e funcionamento;
2. Promover a literacia, uso sustentável e conservação da biodiversidade;
3. Promover comunicação eficiente;
4. apresentar resultados para diferentes públicos, perspetiva interdisciplinar.

Conteúdos Programáticos

1. Conservação e a Utilização Sustentável dos Recursos Genéticos e adaptações às alterações climáticas.
2. Conservação in-situ e definição de áreas protegidas. Papel dos Jardins Botânicos na Conservação ex-situ.
3. Instrumentos de Política de Conservação. Protocolos e Organizações Nacionais/Internacionais para a Biodiversidade
4. Conservação de ecossistemas aquáticos e terrestres. Ameaças, sobre-exploração e Gestão de risco de incêndios florestais. A aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica e modelação ecológica na Conservação da Natureza.
5. Conceitos de Agrobiodiversidade e avaliação da diversidade de culturas. Técnicas moleculares de deteção precoce de doenças e pragas.
6. Inovação agrícola em cadeias alimentares tropicais. Sistemas agroflorestais e segurança alimentar.

Métodos de Ensino

As metodologias envolvem:

UC lecionado à distância, via plataforma zoom, em sessões de contacto síncronas com exposição de conhecimentos e discussão. Os recursos didáticos (e.g., bibliografia), serão disponibilizadas na plataforma Moodle, na área especifica do Curso, pelo menos com duas semanas de antecedência relativamente às aulas a que dizem respeito.
Os estudantes terão que obrigatoriamente assistirem a 75% das aulas da UC, privilegiando-se uma postura ativa com partilha de ideias.

Avaliação

A avaliação inclui a elaboração de um trabalho escrito sobre um tema à escolha inserido nas temáticas abordadas. O trabalho poderá ser individual ou em grupo, tendo em consideração o universo de estudantes a que se destina o curso com diferentes culturas e formação.
No seu trabalho os estudantes desenvolvem trabalho de observação e pesquisa, sendo acompanhados com orientação tutorial. No final farão apresentação em Seminário, seguido de discussão.
O trabalho será avaliado e classificado, sendo que a classificação deverá ser superior a 10 valores para que o estudante obtenha aprovação.
Durante o curso os estudantes desenvolvem trabalho autónomo, praticado individualmente ou em grupo, tendo em consideração o universo de estudantes, nesta matéria é necessária flexibilidade que em nada prejudicará os estudantes, uma vez que os docentes envolvidos possuem larga experiência académica. Todavia a avaliação será discutira e acordada com os estudantes no início da UC.

Bibliografia

Eriksson, O. (2021). The importance of traditional agricultural landscapes for preventing species extinctions. Biodiversity and Conservation, 30(5), 1341-1357.
Foody, G. M. (2008). GIS: biodiversity applications. Progress in physical geography, 32(2), 223-235.
Gaston, K. J., & Spicer, J. I. (2013). Biodiversity: an introduction. John Wiley & Sons.
Kelly, L. T., Giljohann, K. M., Duane, A., Aquilué, N., Archibald, S., Batllori, E., ... & Brotons, L. (2020). Fire and biodiversity in the Anthropocene. Science, 370(6519), eabb0355.
Kondratyeva, A., Grandcolas, P., & Pavoine, S. (2019). Reconciling the concepts and measures of diversity, rarity and originality in ecology and evolution. Biological Reviews, 94(4), 1317-1337.
Linhares, Y., Kaganski, A., Agyare, C., Kurnaz, I. A., Neergheen, V., Kolodziejczyk, B., ... & Bueso, Y. F. (2022). Biodiversity: the overlooked source of human health. Trends in Molecular Medicine.

Equipa Docente