2023

Projeto em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Nome: Projeto em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF14541M
2 ECTS
Duração: 30 semanas/54 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa o empowerment dos estudantes, de forma a desenvolver e mobilizar recursos de suporte, no âmbito do conteúdo funcional do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediatria, das competências de mestre e dos interesses do estudante.
Pretende-se reforçar a consciência de que o estudante é construtor do seu projeto académico e profissional, sustentado num percurso diferenciado, de aprendizagem ativa, fundamentado na responsabilidade e na autoreflexão, dando suporte à sua formação enquanto mestre e especialista.
Objetivos
• Articular as competências de mestre e de especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria com os interesses do estudante em termos do seu desenvolvimento profissional e académico.
• Construir um percurso individual e diferenciado, em contexto académico e profissional, enquadrando o projeto, no qual exista desenvolvimento da problemática eleita pelo estudante, relacionando-a com as unidades curriculares do curso

Conteúdos Programáticos

O conteúdo programático da Unidade Curricular dará resposta às necessidades individuais do estudante, de acordo com o seu percurso formativo e plano de trabalho a desenvolver, em estreita articulação com o orientador.
Assim o programa da UC será materializado no plano de trabalho do estudante, considerando o trabalho de projeto, as etapas de projeto e o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.

Métodos de Ensino

A unidade Curricular assenta essencialmente na implementação de metodologias ativas, nomeadamente a de PjBL e PBL (Project Based Learning / Pratice Based Learning).
A UC integra um seminário inicial de orientação para a realização do projeto.
Posteriormente terá orientação tutorial, incluindo o estudante e orientador, que definem um programa de trabalho personalizado, atendendo ao projeto concreto do primeiro.
O orientador será escolhido pelo estudante, acompanhando-o ao longo do seu percurso formativo incluindo a componente clínica (Estágios e Relatório).
A avaliação da UC incide sobre o protocolo de projeto elaborado pelo estudante, na área de especialização e na sua área de interesse, apresentado e discutido com um júri de projeto (dois avaliadores).

Bibliografia

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Lock, Dennis (2007) Project Management. 9ª ed. Hampshire: Gower Publishing Company.
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