2023

Modelos e técnicas de avaliação e de intervenção familiar

Nome: Modelos e técnicas de avaliação e de intervenção familiar
Cód.: ENF14466M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Unidade Curricular pretende proporcionar aos estudantes a compreensão dos modelos conceptuais que orientam a intervenção em enfermagem de saúde familiar e aplicar diferentes instrumentos para a sistematização da avaliação do sistema familiar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Compreender os modelos conceptuais que orientam a intervenção em enfermagem de saúde familiar;
• Aplicar diferentes instrumentos para a sistematização da avaliação do sistema familiar;
• Perspetivar o processo de cuidados em colaboração com a família.

Conteúdos Programáticos

1. Individuo e família enquanto parceiros de cuidados;
2. Modelos de avaliação e intervenção familiar de Calgary;
3. Cuidar em enfermagem baseado nas forças;
4. Instrumentos de Avaliação Familiar (Ex: Genograma, Ecomapa, Mapa de vínculos, apgar familiar, questionários, escalas, entrevistas, focus group);
5. Técnicas de intervenção colaborativa: Entrevista familiar, tipologia, fases especificidades / Entrevista motivacional / Dinâmicas participativas / Conferências familiares entre outras / Intervenção em rede;
6. Processo de Enfermagem de saúde familiar: Juízo clínico e tomada de decisão / Áreas de atenção/diagnósticos/intervenções

Métodos de Ensino

Na lecionação do programa previsto serão selecionadas metodologias que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, coresponsabilizando-os pelo processo de ensino aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento crítico e análise contínua devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.
Serão também criados espaços de trabalho individual e de grupo, no âmbito de cada bloco de assuntos, recorrendo à utilização de técnicas de leitura orientada, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica.
A metodologia de avaliação consta da realização em grupo (um a três estudantes) da aplicação dum modelo de análise familiar ao estudo duma família, com discussão individual.

Bibliografia

- Costa TF, Batista PSS, Oliveira AMM, et al. (2019). Modelo Calgary no Âmbito da Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura. Rev Fund Care Online. out./dez.; 11(5), 1404-1409.
- Hanson, S. (2005). Enfermagem de Cuidados de Saúde À Família: Teoria, prática e investigação (2ª ed.). Loures: Lusociência
- Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes.Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
http://hdl.handle.net/10174/22873
Wright, L. M.; & L., Maureen (2012). Enfermeiras e famílias – Guia para avaliação e intervenção na família. 5ª ed. São Paulo: ROCA
Kaakinen, J. R., Coehlo, D. P., Steele, R., & Robinson, M. (2018). Family health care nursing: Theory, practice, and research. FA Davis. Stewart, J. G., & Dennert, N. (2016). Family Nurse Practitioner Certification Review. Jones & Bartlett Publishers.