2023

Tecnologia de Estufas

Nome: Tecnologia de Estufas
Cód.: ERU13823L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão adquirir competências ao nível da planificação de estufas nomeadamente no que se refere à seleção dos sistemas de condicionamento ambiental, dos materiais de construção e do tipo de estufa. Adquirirão competências para determinar as necessidades de ventilação, arrefecimento e aquecimento.

Conteúdos Programáticos

- Introdução Geral. Influência dos factores climáticos na produção em estufa
- Materiais de construção: Estrutura e Cobertura
- Tipos de estufas
- Princípios físicos do condicionamento ambiental: Carta psicrométrica, Processos de transferência de calor sensível e latente, Processos de condicionamento ambiental
- Balanço térmico: Período diurno e Período nocturno. Balanço de massa
- Sistemas de controlo ambiental
- Ventilação: Quantificação do caudal de ventilação, Sistemas de ventilação
- Quantificação das necessidades de arrefecimento e aquecimento
- Sombreamento
- Eficiência Energética e Sistemas de poupança de energia.

Métodos de Ensino

Trabalho à distância: Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados no Moodle ou outra plataforma (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Trabalho presencial: Exposição teórica e resolução prática de exercícios de aplicação. Ao longo do semestre, os alunos desenvolvem trabalho prático muito útil na integração dos conhecimentos.

A avaliação consistirá na realização de um trabalho de grupo e pequenos testes presenciais ou no moodle. A avaliação resultará da média ponderada: 80% o trabalho e 20% a componente teórica.



Bibliografia

BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas. Universidade de Évora. 13 pp.
Baptista F.J. (2000). Construção e condicionamento ambiental de estufas. Texto de apoio às aulas de estufas. Universidade de Évora, 40 pp.
Baptista-Almeida F. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora.
BAPTISTA F.J. (2007). Modelling the Climate in Unheated Tomato Greenhouses and predicting Botrytis cinerea infection. PhD Thesis, Évora University, 180 pp.
Baptista FJ e Fitas da Cruz V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
Castilla N. (2007). Invernaderos de Plástico. Tecnología e manejo. 2ª edición corregida y ampliada. Mundi - Prensa. 462 pp.
FAO. (2013). Good Agricultural Practices for greenhouse vegetable crops. Principles for Mediterranean climate areas. Food and Agric