2023

Epistemologia das Ciências da Saúde e Bem-Estar

Nome: Epistemologia das Ciências da Saúde e Bem-Estar
Cód.: ENF13706D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC visa, sobretudo, compreender o enquadramento e evolução histórico-social das ciências da saúde e Bem-Estar, deste modo, propõe-se um conjunto de objetivos de aprendizagem e de conteúdos programáticos profundamente articulados e que pretendem proporcionar uma compreensão do presente, a partir da evolução histórica, mas principalmente equacionar o desenvolvimento integrado desta área do conhecimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Compreender o enquadramento e evolução histórico-social das ciências da saúde e Bem-Estar
• Caracterizar as Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento de acordo com as diferentes perspetivas epistemológicas
• Compreender a complexidade das ciências da saúde e bem-estar
• Compreender a transdisciplinaridade em ciências da saúde e bem-estar

Conteúdos Programáticos

1. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar - Evolução histórico-social
a. Da perspetiva mítico-ecológica à hegemonia positivista
b. Da causalidade simples à complexidade causal
2. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento - Perspetiva epistemológica:
a. Critérios de desenvolvimento do conhecimento: revolução, evolução, integração
b. Critérios de perceção da realidade
c. Critérios de verdade
3. A complexidade como fonte do pensamento e da agenda setting em Ciências da Saúde e Bem-Estar
4. A transdisciplinaridade como determinante nos protocolos de pesquisa em Ciências da Saúde e Bem-Estar
5. Mapeando as “fronteiras” dos valores, cientificidade e objetividade:
a. Epistemologia das ciências da enfermagem
b. Cientificidade e epistemologia em tecnologias da saúde e bem-estar
c. Ontologia da saúde pública e o campo transdisciplinar do conhecimento científico.

Métodos de Ensino

Neste nível de desenvolvimento as metodologias de ensino serão essencialmente ativas e focadas no interesse dos doutorandos. Assim e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dar-se-á espaço para que cada estudante escolha e desenvolva o seu percurso, ainda que enquadrado pelos objetivos de aprendizagem. Desse percurso resultará a apresentação pública das diferentes fases de evolução do mesmo, bem como a apresentação de um documento escrito final, sob a forma de artigo.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:
a) 1 Trabalho (artigo científico): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%

Bibliografia

Broadbent, A. (2013). Philosophy of Epidemiology New Directions in the Philosophy of Science. Palgrave Macmillan;
Esser, D. E., & Mittelman, J. H. (2018). Transdisciplinarity. In The Oxford Handbook of Global Studies. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190630577.013.29
Hedesan, J., & Tendler, J. (2017). The structure of scientific revolutions. In The Structure of Scientific Revolutions. https://doi.org/10.4324/9781912281589
Mol, A. (2003). The Body Multiple: Ontology in Medical Practice (Science and Cultural Theory). Duke University Press.
Morin, E. (2008). On Complexity Advances in Systems Theory, Complexity, and the Human Sciences. Hampton Press.
Oliveira, M. G. (2017). A Questão do Relativismo na Teoria da Argumentação de Stephen Toulmin [Universidade de Coimbra]. https://eg.uc.pt/bitstream/10316/85583/1/MiguelOliveira_VersaoFinal.pdf
Valles, S. (2020). Philosophy of Biomedicine. In Stanford Encyclopedia of Philosophy (Edward N.).


Equipa Docente