2023

Sociologia da Saúde

Nome: Sociologia da Saúde
Cód.: SOC02426L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:



  • Proporcionar o estudo e a análise sociológica dos aspectos nucleares dos fenómenos sociais e culturais na saúde, na doença e na medicina;

  • Habilitar os alunos para desenvolver uma análise crítica e plural das diferentes problemáticas da Sociologia da Saúde.


Em termos específicos, pretendemos que, no termo das sessões de ensino e aprendizagem, os alunos tenham adquirido as seguintes competências:



  • Compreende o processo da interacção social na saúde e doença;

  • Compreende as desigualdades sociais perante a saúde e a doença;

  • Entende os aspectos nucleares da abordagem sociológica para descrever o desenvolvimento da medicina científica, os profissionais de saúde, as relações profissionais de saúde com os doentes, a medicina alternativa ou complementar/paralela, e o papel da tecnologia na prestação de cuidados de saúde;

  • Identifica, enumera e resume os factores sociais e culturais implícitos nos estilos de vida, riscos e saúde.

Conteúdos Programáticos

1: Saúde, Doença e Sociedade
1.1. Saúde e doença no contexto da Sociologia
1.2. Desigualdades sociais perante a saúde e a doença
1.3. “Agenda” da Sociologia da Saúde
2: Experiências de Saúde e Doença
2.1. Representações sociais da saúde e doença
2.2. Família, envelhecimento e a autogestão da saúde
3: Corpo, Saúde e Sociedade
3.1. Riscos, corpo e sociedade medicalizada
3.2. Sociologia da promoção da saúde
4: Organização da Prestação de Cuidados de Saúde
4.1. Organizações e profissões de saúde
4.2. Diagnóstico sociológico e intervenção nas organizações de serviços de saúde

Métodos de Ensino

Unidade a ser leccionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões da exercícios práticos via plataforma do moodle- uevora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórica-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- 1 Trabalho prático individual (paper = 75%) com apresentação e discussão (25%)
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita (50%) +Trabalho prático individual (50%)

Avaliação

a) Avaliação continua:


- I Frequência (1 teste escrito)


- 1 Trabalho (paper)


b) Avaliação por exame:


- Prova escrita e oral +Trabalho prático individual

Bibliografia

Alves, F. (coord.). (2013). Saúde, Medicina e Sociedade. Uma visão sociológica. Lisboa: Lidel
Carapinheiro, G. & Correia, T. (org.). (2015). Novos temas de saúde, novas questões sociais. Lisboa: Editora Mundos Sociais
Carricaburu, D. & Ménoret, M. (2010). Sociologie de la Santé. Institutions, professions et maladies. Paris: Armand Colin.
Leandro, E. & Monteiro, B. (coord.). (2014). Saúde no prisma da sociologia. Olhares plurais. Viseu: Psicosoma
Lupton, D. (1995). The imperative of health. Public health and the regulated body. London: Sage
Monaghan, L. & Gabe, J. (2022). Key Concepts in Medical Sociology. London: Sage
Ribeiro, J.M. (2009). Saúde. A Liberdade de escolher. Lisboa: Gradiva
Scambler, G. (1987). Sociological theory and medical sociology. London: Tavistock
Silva, L. (2004). Sócio-Antropologia da Saúde: Sociedade, Cultura e Saúde/Doença. Lisboa: Universidade Aberta
Tavares, D. (2016). Introdução à sociologia da saúde. Coimbra: Almedina

Equipa Docente