2023

Sociologia da Educação

Nome: Sociologia da Educação
Cód.: SOC02411L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Sociologia da Educação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica das realidades sociais e educativas, utilizáveis pelas(os) estudantes nos seus futuros contextos de intervenção profissional.


Os conteúdos desta unidade curricular respeitam tanto aos fenómenos centrados na escola como a outros que potenciam uma abordagem mais globalizante dos fenómenos educativos. Assim, aspectos da educação formal, informal e não formal são estudados numa perspectiva macro, meso ou microssociológica.


Objectivos Gerais:


No final do semestre, os alunos deverão ser capazes:



  • Caracterizar o objecto de estudo, os conceitos e as principais teorias da sociologia da educação;

  • Compreender a educação como resultado das relações educativas ocorridas em diferentes contextos e instituições sociais;

  • Avaliar a importância da educação para as sociedades, nomeadamente nos processos de controlo social, estratificação social e de mudança social;

  • Problematizar a relação entre a educação e o desenvolvimento dos territórios;

  • Analisar sociologicamente as dinâmicas da escola enquanto sistema social constituído por estrutura e actores de estatutos e papéis diferenciados, que interagem interna e externamente;

  • Discutir o futuro da educação face aos novos desafios colocados para a "sociedade da informação e do conhecimento".


                                              

Conteúdos Programáticos

O TEMA 1 - “A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) caracterizar a especificidade da sociologia da educação como disciplina sociológica no campo das ciências da educação e os principais paradigmas e teorias da sociologia da educação, bem como analisar a génese e o desenvolvimento da sociologia da educação em Portugal, através da exploração dos seguintes conteúdos: 1.1. O carácter social da educação; 1.2. A sociologia da educação como ciência sociológica; 1.3. As correntes teóricas da sociologia da educação; 1.4. A sociologia da educação em Portugal)


O TEMA 2 – “Educação e Sociedade” - possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação na mudança social; b) problematizar a sociogenia das desigualdades em educação; e c) debater o actual momento da escola de massas e os problemas daí resultantes, através da exploração dos seguintes conteúdos: 2.1. Indivíduo e socialização (papel de agentes como a família, os media, entre outros; modalidades de educação; 2.2. A educação como meio de controlo social; 2.3. Educação e mudança social)


O TEMA 3 – “Educação E (DES)IGUALDADE” possibilitará ao aluno a) avaliar o impacto da educação para a estratificação e mobilidade e sociais; b) compreender os processos de selectividade dos sistemas educativos; e c) avaliar o contributo da educação para o desenvolvimento dos territórios; d) problematizar as alterações em curso nos processos de reprodução das identidades, culturas e trajectórias juvenis, nomeadamente as mudanças na relação com o trabalho, através da exploração dos seguintes conteúdos: 3.1. As desigualdades em educação (económicas, étnicas, culturais, de género, espaciais, entre outras; 3.2. Estratificação social, mobilidade social e educação; 3.3. A selectividade dos sistemas educativos.


O TEMA 4: Educação E Desenvolvimento possibilitará ao aluno a) conhecer políticas e estratégias educacionais capazes de responderem às novas lógicas de desenvolvimento; b) conhecer as teorias do currículo enquanto construção social; e c) compreender a avaliação educacional na perspectiva sociológica, através da exploração dos seguintes conteúdos: 4.1. Educação e desenvolvimento; 4.2. Educação, trabalho, juventude e cidadania democrática; 4.3. Políticas e estratégias educacionais no quadro das "novas lógicas de desenvolvimento".


O TEMA 5 - “perspectivas SOCIOLÓGICas sobre a escola” - possibilitará ao aluno a) Analisar os fenómenos de inovação e resistência de organizações e agentes educativos; b) analisar a especificidade da profissão professor e da condição de aluno; c) problematizar a natureza das relações entre a escola, as famílias e outros agentes da comunidade, através da exploração dos seguintes conteúdos: 5.1. O currículo na perspectiva da sociologia; 5.2. A avaliação educacional na perspectiva da sociologia; 5.3. A escola como organização; 5.4. A condição de aluno; 5.5. A profissão professor e a construção da sua identidade profissional; 5.6. As relações escola-família-comunidade.


O TEMA 6 - “A Educação DO FUTURO/O FUTURO DA EDUCAÇÃO” - possibilitará ao aluno a) Discutir as teses dos autores que sustentam a existência duma crise na educação escolar; b) debater as mudanças na sociedade aos níveis: cultural, social, económico, tecnológico e da informação e as solicitações daí decorrentes colocadas à escola; e c) compreender as novas dinâmicas dos sistemas de educação/formação portugueses, através da exploração dos seguintes conteúdos: 6.1. A educação escolar em crise. 6.2. Os desafios lançados à educação para o século XXI; 6.3. As “novas” dinâmicas educativas face aos novos contextos.

Métodos de Ensino

Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em aulas teórico-práticas e aulas tutórias.


Na dinamização das aulas (teórico-práticas), faz-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos em grupos, pelos alunos, e a dinamização de aulas pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente distribuídos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.


No que se refere às horas de trabalho independente, o referido processo é organizado com base em estudo e trabalho individual ou de grupo.

Avaliação

Para ser passível de avaliação, o aluno tem que estar presente em, pelo menos, 75% das sessões coletivas. 


 


A Avaliação realizar-se-á através de uma das seguintes modalidades;


 


1ª Modalidade: Avaliação Contínua à realização de duas Provas Escritas sobre os conteúdos abordados (peso 35% cada) + um Trabalho Escrito, realizado individualmente ou em grupo (2 pessoas), apresentado oralmente numa sessão colectiva (peso 30%).


 


2ª Modalidade: Avaliação Mista à realização de uma prova de exame (época normal, recurso ou especial, ponderado com 70% da classificação final) + Trabalho Escrito, realizado individualmente ou em grupo (2 pessoas), apresentado oralmente numa sessão coletiva (peso 30%).


 


Notas:


1. Na modalidade de Avaliação Contínua a média das provas escritas tem que ser igual ou superior a 9 valores. Na modalidade de Avaliação Final por Exame, este deve ter, como nota mínima, 10 valores.


2. A avaliação final é aferida pelas apreciações sobre o perfil socioafetivo do estudante (incidindo quer nas horas de contacto com o docente quer nas horas de trabalho independente) + Presença e participação nas aulas (intervenções efectuadas e empenhamento nos trabalhos), podendo manter, subir ou baixar a média da classificação num intervalo de -1 a +1 valores.


3. Os trabalhadores-estudantes e os que gozem de estatuto equiparado ou sejam beneficiários de regimes especiais, não estão dispensados da realização do trabalho nem da sua apresentação oral em sessão coletiva, independentemente do regime de avaliação por que venham a optar.


4. O Trabalho é apresentado oralmente numa das sessões coletivas e reveste a forma de recensão crítica de um texto a escolher pelos alunos de entre uma lista a disponibilizar pelo docente.


 

Bibliografia

OBRAS FUNDAMENTAIS:


ARROTEIA, J. C. (1991). Análise social da educação. Leiria: Roble Ed.


CABANAS, J.M. Quintana (1989). Sociologia de la Educación. Madrid: Dykinson


CANÁRIO, Rui (2005). O que é a escola? Um “olhar” Sociológico. Porto: Porto Editora


CARNEIRO, Roberto (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem – 21 Ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: FML   


DURKHEIM, Émile (2001). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70


Enguita, Mariano Fernández. (edit.) (1999). Sociología de la Educación. Barcelona: Ariel.


ORTEGA, Félix e tal (org.) (1995). Manual de Sociologia de la Educación. Madrid: Textos Visor


PINTO, CONCEIÇÃO ALVES (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.


PIRES, E.L; FERNANDES; A. S.; FORMOSINHO, J. (1991). A Construção Social da Educação Escolar. Porto: ASA.


SARAGOÇA, José Manuel L. (2009). Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação e Desenvolvimento dos Territórios. Évora: Fundação Alentejo.


VILLA, Fernando Gil (1997). Teoría Sociológica de la Educación. Salamanca: Amarú Ediciones


 


 OUTRAS OBRAS IMPORTANTES:


ANTUNES, Fátima (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. Braga: Universidade do Minho – Instituto de educação e Psicologia


BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. (1971). L´Ecole capitaliste em France. Paris: Maspero


BENAVENTE, A. (1990). Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: L.H


BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega


CARNEIRO, Roberto (Dir) (2000). Aprender ao Longo da Vida -  revista do colóquio Educação e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian


CHERKAOUI, M. (1986). Sociologia da educação. Lisboa: P.E.A.


DEWEY, Jonh (2002). A Escola e a Sociedade. A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’ Água


DOMINGOS, A. ; et al. (1986). A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: F.C.G.


GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lisboa: Liv. Horizonte.


GRÁCIO, Sérgio (1997). Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais. Lisboa: Educa-Formação


HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro


ITURRA,R.(1990). A construção social do insucesso escolar. Lisboa: Ascher.


MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.


MONTADON, Cléopâtre e PERRENOUD, Philippe (2001). Entre Pais e Professores, Um Diálogo Possível ?.Oeiras: Celta


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MORRISH, IVOR (1983 – 4ª Ed.). Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores.


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Perrenoud, Philippe. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escola. Porto: Porto Editora


Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA


POSTMAN, Neil (2002) (1995). O Fim da Educação – Redefinindo o Valor da Escola. Lisboa: Relógio D’Água 


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SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento


STOER, Stephen. (1986). Educação e Mudança Social em Portugal – 1970-1980, Uma década de transição. Porto: Edições Afrontamento


STOER, Stephen R. e ESTEVES, António Joaquim (1992). A Sociologia na escola – professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento


SWIFT, D.F. (1977). A Sociologia da Educação. São Paulo: Editora Atlas


TEDESCO, Juan Carlos (2000). O Novo Pacto Educativo. Vila Nova de Gaia: FML   


TEODORO, António (2001). A construção política da educação – Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento


TEODORO, António (2003). Globalização e Educação. Porto: Edições Afrontamento


UNESCO (1996). A Educação - Um Tesouro a Descobrir. Porto: ASA.


VALENTIM, Joaquim Pires (1997). Escola, igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras


 

Equipa Docente