Módulo de leccionação a 1º Ciclo II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No âmbito do percurso tutorial do curso, esta actividade não é uma UC que obedeça a um programa, com leccionação em sessões presenciais.
Com a supervisão do orientador o doutorando prepara a leccionação de um módulo de uma UC de 1º ciclo que se enquadre na no domínio lnguístico em que o aluno pretende realizar atese de doutoramento. Esta actividade não obece, por isso, a um calendário rígido e, também por isso, não tem uma periodicidade semanal, a exemplo de UCs convencionais, cabendo ao orientador delinear a calendarização da leccionação em uam das suas turmas, assim como o tema sobre o qual incidirá o módulo a ser leccionado pelo doutorando.
Conteúdos Programáticos
Esta actividade não tem propriamente um programa, uma vez que cabe a cada orientador programar com os doutorandos respectivos quais os temas sobre os quais incidirá a leccionação de um módulo de 1º ciclo.
Métodos de Ensino
Possibilitar que os doutorandos contactem com as metodologias dpróprias da leccionação no ensino superior.
Acompanhamento da preparação do módulo: estrturdação da sessão, tópicos, actividades teóricas e práyicas a desenvolver, bibliografia de suporte, recurso a meios audio-visuais, documentação, etc.
Avaliação
Avaliação da preparação do módulo de leccionação a 1º ciclo (30%) e avaliação da prestação em sala de aula (leccionação do módulo) (70%).
Bibliografia
A bibliografia depende do tema a ser tratado no módulo a ser preparado e leciconado (1º ciclo) por cada tutorando.
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]