2024

Cuidados de Saúde de urgência e emergência em trauma

Nome: Cuidados de Saúde de urgência e emergência em trauma
Cód.: ENF14769O
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVO:
Desenvolver elevado nível de conhecimento e capacidade de compreensão em Cuidados de Saúde à pessoa em urgência e emergência em situações de trauma.

Competências a desenvolver:
• Demonstra conhecimento e compreensão acerca dos modelos que sustentam os cuidados de saúde à pessoa em urgência e emergência
em situações de trauma.
• Demonstra competências de avaliação diagnóstica e intervenção face à pessoa em situação de urgência e emergência em situações de
trauma.
• Demonstra juízo clínico sustentado na evidência científica na tomada de decisão e priorização de intervenção face à pessoa em situação
de urgência e emergência em situações de trauma.

Conteúdos Programáticos

-Módulo 1 - Abordagem à pessoa em situação de urgência e emergência em trauma
-Módulo 2 - International Trauma Life Support Avançado adulto (formação certificada)

Métodos de Ensino

Será dada prioridade a metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de treino, com base na simulação de situações reais, conducentes à avaliação, diagnóstico, planeamento, intervenção, avaliação final e reflexão constantes dos casos apresentados. A metodologia seguida será a dos quatro passos (o primeiro passo consiste em o Professor apresentar o cenário sem explicação, o segundo passo consiste em o Professor apresentar o cenário e explicar as intervenções, no terceiro passo os formandos dizem as intervenções e o Professor executa, o quarto passo os formandos executam as intervenções do cenário). A maioria das aulas serão lecionadas com a turma dividida em pequenos grupos.

Avaliação

A avaliação será continua, com observação individual do estudante, recorrendo o professor a grelhas de avaliação adequadas a cada uma das bancas.
Haverá lugar a sessões de orientação tutorial individuais ou em grupo.
Avaliação por exame:
- Prova escrita

Bibliografia

• Lima, D. S., de-Vasconcelos, I. F., Queiroz, E. F., Cunha, T. A., Dos-Santos, V. S., Arruda, F. A. E. L., & Freitas, J. G. (2019). Multiple
victim’s incident simulation: training professionals and university teaching. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 46.
• ATLS Advanced trauma life support (ATLS®): the Tenth Edition. (2018) https://www.emergencymedicinekenya.org/wp-
content/uploads/2021/09/ATLS-10th-Edition.pdf
• Pinho, J.A., (2020). Enfermagem em Cuidados Intensivos. Lisboa. Lidel.
• Urden, L. D., Stacy, K. M., & Lough, M. E. (2019). Priorities in Critical Care Nursing-E-Book. Elsevier Health Sciences.
• Vincent, J. L., Abraham, E., Kochanek, P., Moore, F. A., & Fink, M. P. (2017). Textbook of Critical Care E-Book. Elsevier Health Sciences.
• Wiegand, D. L. (2017). AACN Procedure Manual for High Acuity, Progressive, and Critical Care. (7th Ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.