Processo de Avaliação diagnóstica de feridas
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender o processo de avaliação e diagnóstico no tratamento e prevenção de feridas;
2. Compreender a fisiopatologia da infecção (sinais clínicos);
3. Distinguir colonização / infecção local / infecção sistémica;
4. Compreender os princípios básicos do tratamento e da prevenção da infecção de feridas em contexto clínico;
5 . Compreender a importância do estado nutricional no desenvolvimento do processo de cicatrização.
Conteúdos Programáticos
1. Processo de avaliação e diagnóstico na pessoa com feridas;
2. Princípios básicos de microbiologia clínica e métodos de diagnóstico microbiológico de infecção;
3. Métodos de destruição de microrganismos e o papel dos antimicrobianos;
4. Técnica asséptica e técnica higiénica: que critérios?
5. Infecção de feridas agudas: diagnóstico, tratamento e prevenção de infecção;
6. Infecção de feridas crónicas: diagnóstico, tratamento e prevenção de infecção;
7. Prevenção da transmissão cruzada de infecção;
8. Discussão de casos clínicos.
9. Importância da nutrição no tratamento de feridas: papel dos diferentes nutrientes na cicatrização;
10. 2. A desnutrição hospitalar;
11. 3. Métodos de avaliação do estado nutricional;
12. 4. Princípios gerais param a manutenção de um bom estado nutricional.
13. Mobilidade e feridas.
Métodos de Ensino
Privilegiar-se-ão as metodologias promotoras da aprendizagem, centradas no desenvolvimento de competências específicas. Serão propostas estratégias interactivas conducentes à participação e reflexão.
Avaliação
De acordo com o regulamento escolar interno os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
Os estudantes realizam em avaliação contínua um momento de avaliação formal.
Bibliografia
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