2023

Relações Solo-Água-Planta-Atmosfera

Nome: Relações Solo-Água-Planta-Atmosfera
Cód.: ERU14229O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Optativa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Detalhar a análise do biossistema solo, água, planta e atmosfera que forneça ao aluno conhecimento e informação indispensáveis à tomada de decisão sobre as boas práticas de gestão dos sistemas agrícolas, garantindo a sua sustentabilidade. Pretende-se introduzir conceitos, relacionar, explicar e quantificar o complexo problema das relações solo-água-atmosfera no desenvolvimento e produtividade das culturas. Pretende-se que o estudante aperfeiçoe os seus conhecimentos de modo a melhorar as suas competências para analisar constrangimentos do meio físico (fatores climáticos, escassez de água, stress salino) e propor soluções para melhorar a produtividade das culturas.

Conteúdos Programáticos

1. Clima e influência do clima no desenvolvimento das culturas. Elementos e fatores do clima. Classificações climáticas. Radiação e balanço de radiação. Balanço energético à superfície do solo. Transporte de momento, energia e massa na camada limite. Ambientes modificados. Controle de temperatura do solo. Necessidades climáticas das culturas.
2. Água no solo
3. Características intrínsecas e relativas do solo. Teor e caracterização do estado da água no solo. Retenção de água no solo. Infiltração e redistribuição da água no solo. Balanço e controlo de sais no solo. Qualidade da água para a rega.
4. Movimento de água nas plantas
5. O fluxo de água na planta. A assimilação do carbono. Os reguladores de crescimento, o foto-periodismo e a vernalização. A avaliação do estado fisiológico das plantas.
6. Necessidades hídricas e produtividade das culturas
7. Necessidades de água e gestão da rega, índices de stress. Eficiência de uso de água. Modelos de produtividade.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, com realização de exercícios práticos de aplicação e trabalhos práticos a realizar pelo aluno em casa;
Avaliação baseada com base num teste (exame) escrito.

Bibliografia

Allen, G.R, et al. (1998) Crop Evapotranspiration. FAO irrigation and Drainage Paper, 56.
De Melo-Abreu, J P. (2018). Agrometeorologia - Aplicação da Meteorologia para Maximizar a Produção Agrícola. AGROBOOK. Lisboa.
Feio, M. (1991) Clima e Agricultura, Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, Lisboa.
Guimarães, R. C., Shahidian, S. e Rodrigues, C. M. (2017). (Eds). Hidrologia Agrícola, 2ª edição. Universidade de Évora.
Jones, H.G. (1999) Use of infrared thermometry for estimation of stomatal conductance in irrigation scheduling. Agricultural Forest Meteorology, 95: 135-149.
Pearcy, R.W., J.R. Ehleringer, H.A. Mooney, and P.Rundel (Eds.) (1989). Plant physiological ecology: Field methods and instrumentation. Chapman and Hall.
Pereira, L.S. (2004) Necessidades de Água e Métodos de Rega, Publicações Europa-América.
Pizarro, F. (1996) Riegos localizados de alta frecuencia. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
Santos, F.L. (2003) Transferência de água e de solutos no solo,2ª edição