2025
Arqueologia, Culturas e Contextos
Nome: Arqueologia, Culturas e Contextos
Cód.: HIS10511M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arqueologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Unidade Curricular que coloca os alunos perante temas fundamentais para o debate arqueológico e a construção de um pensamento crítico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os vestígios reveladores da actividade humana, da pré-história à actualidade:
a) padrões de assentamento;
b) materiais arqueológicos;
c) estruturas habitacionais;
d) estruturas defensivas;
e) outro tipo de vestígios;
Fomentar as leituras críticas
Competências:
1. Capacidade de apreender e perceber o passado através dos restos materiais;
2. Desenvolver capacidade de perceção do espaço físico;
3. Capacidade de identificar os diferentes períodos arqueológicos.
a) padrões de assentamento;
b) materiais arqueológicos;
c) estruturas habitacionais;
d) estruturas defensivas;
e) outro tipo de vestígios;
Fomentar as leituras críticas
Competências:
1. Capacidade de apreender e perceber o passado através dos restos materiais;
2. Desenvolver capacidade de perceção do espaço físico;
3. Capacidade de identificar os diferentes períodos arqueológicos.
Conteúdos Programáticos
Os vestígios reveladores da actividade humana ao longo dos tempos:
1. Pré-história antiga;
2. Pré-história recente;
3. Proto-história;
4. Período romano;
5. Período medieval e moderno;
6. Período contemporâneo.
1. Pré-história antiga;
2. Pré-história recente;
3. Proto-história;
4. Período romano;
5. Período medieval e moderno;
6. Período contemporâneo.
Métodos de Ensino
Esta UC funciona essencialmente com a partilha de experiências e de investigações dos docentes mas também de conferencistas convidados com o objectivo de levar os alunos a reconhecer diferentes tipos de vestígios e realidades.
A avaliação contínua deverá ser realizada através da elaboração de um trabalho individual (70%) e de um relatório produzido a partir da apreciação de uma das conferências realizadas (30%). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.
A avaliação contínua deverá ser realizada através da elaboração de um trabalho individual (70%) e de um relatório produzido a partir da apreciação de uma das conferências realizadas (30%). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.
Avaliação
A avaliação, contínua, deverá ser realizada através da elaboração de um trabalho individual e da participação nas aulas.
Bibliografia
As obras indicadas são apenas as essenciais e não esgotam as recomendadas para leitura que serão indicadas ao longo das aulas, para pontos específicos.
ALCOCK, Susan E.; CHERRY, John F. (Eds.) (2004) Side-by-Side Survey: Comparative Regional Studies in the Mediterranean World. Oxford: Oxbow Books
ARIÑO GIL, Enrique; GURT ESPARRAGUERA, Josep; PALET MARTÍN, Josep (2004) El pasado presente. Arqueología de los paisajes en la Hispania Romana. Salamanca/Barcelona: Universidad de Salamanca/Universidad de Barcelona
BOWMAN, Alan; WILSON, Andrew (2012) Settlement, Urbanization and Population. Oxford: OUP
DINCAUZE, D. F. (2000) Environmental Archaeology. Principles and Practice. Cambridge. Cambridge University Press.
JONES, Siân (1997) The archaeology of Ethnicity. Constructing identities in the past and present. London. Routledge.
REN¬FREW, C. & BAHN, P. (2008) Archaeology, Theories, Methods and Prac¬tice, Thames & Hud¬son, Londres, 5ª Ed.
ALCOCK, Susan E.; CHERRY, John F. (Eds.) (2004) Side-by-Side Survey: Comparative Regional Studies in the Mediterranean World. Oxford: Oxbow Books
ARIÑO GIL, Enrique; GURT ESPARRAGUERA, Josep; PALET MARTÍN, Josep (2004) El pasado presente. Arqueología de los paisajes en la Hispania Romana. Salamanca/Barcelona: Universidad de Salamanca/Universidad de Barcelona
BOWMAN, Alan; WILSON, Andrew (2012) Settlement, Urbanization and Population. Oxford: OUP
DINCAUZE, D. F. (2000) Environmental Archaeology. Principles and Practice. Cambridge. Cambridge University Press.
JONES, Siân (1997) The archaeology of Ethnicity. Constructing identities in the past and present. London. Routledge.
REN¬FREW, C. & BAHN, P. (2008) Archaeology, Theories, Methods and Prac¬tice, Thames & Hud¬son, Londres, 5ª Ed.