2024
Planeamento de Cuidados de Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação
Nome: Planeamento de Cuidados de Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação
Cód.: CMS14268M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
n.a.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a multidimensionalidade da Saúde no contexto dos Objetivos para o desenvolvimento sustentável;
2. Compreender a saúde enquanto projeto no percurso de vida;
3. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no Universo da Saúde;
4. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do processo de prestação de cuidados.
2. Compreender a saúde enquanto projeto no percurso de vida;
3. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no Universo da Saúde;
4. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do processo de prestação de cuidados.
Conteúdos Programáticos
1. Saúde e Desenvolvimento Humano - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
2. Perspetiva concetual Determinantes de Saúde
3. Saúde no percurso de vida
3.1. Plano Individual de Cuidados (PIC)
4. Tecnologias de Informação e Comunicação e Planeamento em Saúde
4.1. Sistemas de Informação em Saúde
4.2. As TIC e o PIC
4.3. O PIC como garante de integração e continuidade de cuidados
5. As TIC no contexto do processo de cuidados
5.1. Cuidados antecipatórios
5.2. A literacia em saúde
5.3. Promoção de estilos de vida saudáveis
5.4. Cuidados à pessoa com doença aguda
5.5. Monitorização remota
5.6. Apoio à decisão
5.7. Cuidados de reabilitação
5.8. Tecnologias assistivas
5.9. Tecnologias substitutivas
2. Perspetiva concetual Determinantes de Saúde
3. Saúde no percurso de vida
3.1. Plano Individual de Cuidados (PIC)
4. Tecnologias de Informação e Comunicação e Planeamento em Saúde
4.1. Sistemas de Informação em Saúde
4.2. As TIC e o PIC
4.3. O PIC como garante de integração e continuidade de cuidados
5. As TIC no contexto do processo de cuidados
5.1. Cuidados antecipatórios
5.2. A literacia em saúde
5.3. Promoção de estilos de vida saudáveis
5.4. Cuidados à pessoa com doença aguda
5.5. Monitorização remota
5.6. Apoio à decisão
5.7. Cuidados de reabilitação
5.8. Tecnologias assistivas
5.9. Tecnologias substitutivas
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino são essencialmente ativas e focadas no interesse dos mestrandos. Assim e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dá-se espaço para que cada aluno escolha e desenvolva o seu percurso, ainda que enquadrado pelos objetivos de aprendizagem. Desse percurso resultará a apresentação pública das diferentes fases de evolução do mesmo, bem como a apresentação de um documento escrito final, sob a forma de artigo.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:
a) 1 Trabalho individual (apreciação crítica de um artigo científico relevante): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:
a) 1 Trabalho individual (apreciação crítica de um artigo científico relevante): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%
Bibliografia
Benach, J., et al. (2010). A Conceptual Framework for Action on the Social Determinants of Health. In World Health Organization Geneva.
Fonseca, C.; Mendes, D.; Lopes, M. J.; Romão, A.; Parreira, P. (2017). Deep Learning and IoT to Assist Multimorbidity Home Based Healthcare. Journal of Health & Medical Informatics, 08(03), 811.
Garcia-Alonso, J., Berrocal, J., Murillo, J. M., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2019). Situational context for virtually modeling the elderly. In Advances in Intelligent Systems and Computing.
Lopes, M.; Barbosa, P.; Fonseca, C. (2020). The Individual Care Plan as electronic health record : a tool for management, integration of care and better health results. In Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging.
Moguel, E., Berrocal, J., Murillo, J. M., García-Alonso, J., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2018). Enriched elderly virtual profiles by means of a multidimensional integrated assessment platform. Procedia Computer Science, 138.
Fonseca, C.; Mendes, D.; Lopes, M. J.; Romão, A.; Parreira, P. (2017). Deep Learning and IoT to Assist Multimorbidity Home Based Healthcare. Journal of Health & Medical Informatics, 08(03), 811.
Garcia-Alonso, J., Berrocal, J., Murillo, J. M., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2019). Situational context for virtually modeling the elderly. In Advances in Intelligent Systems and Computing.
Lopes, M.; Barbosa, P.; Fonseca, C. (2020). The Individual Care Plan as electronic health record : a tool for management, integration of care and better health results. In Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging.
Moguel, E., Berrocal, J., Murillo, J. M., García-Alonso, J., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2018). Enriched elderly virtual profiles by means of a multidimensional integrated assessment platform. Procedia Computer Science, 138.
Equipa Docente (2023/2024 )
- César João Vicente da Fonseca
- Manuel José Lopes [responsável]