2024

Planeamento de Cuidados de Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação

Nome: Planeamento de Cuidados de Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação
Cód.: CMS14268M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

n.a.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender a multidimensionalidade da Saúde no contexto dos Objetivos para o desenvolvimento sustentável;
2. Compreender a saúde enquanto projeto no percurso de vida;
3. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no Universo da Saúde;
4. Compreender as Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do processo de prestação de cuidados.

Conteúdos Programáticos

1. Saúde e Desenvolvimento Humano - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
2. Perspetiva concetual – Determinantes de Saúde
3. Saúde no percurso de vida
3.1. Plano Individual de Cuidados (PIC)
4. Tecnologias de Informação e Comunicação e Planeamento em Saúde
4.1. Sistemas de Informação em Saúde
4.2. As TIC e o PIC
4.3. O PIC como garante de integração e continuidade de cuidados
5. As TIC no contexto do processo de cuidados
5.1. Cuidados antecipatórios
5.2. A literacia em saúde
5.3. Promoção de estilos de vida saudáveis
5.4. Cuidados à pessoa com doença aguda
5.5. Monitorização remota
5.6. Apoio à decisão
5.7. Cuidados de reabilitação
5.8. Tecnologias assistivas
5.9. Tecnologias substitutivas

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são essencialmente ativas e focadas no interesse dos mestrandos. Assim e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dá-se espaço para que cada aluno escolha e desenvolva o seu percurso, ainda que enquadrado pelos objetivos de aprendizagem. Desse percurso resultará a apresentação pública das diferentes fases de evolução do mesmo, bem como a apresentação de um documento escrito final, sob a forma de artigo.
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:
a) 1 Trabalho individual (apreciação crítica de um artigo científico relevante): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%

Bibliografia

Benach, J., et al. (2010). A Conceptual Framework for Action on the Social Determinants of Health. In World Health Organization Geneva.

Fonseca, C.; Mendes, D.; Lopes, M. J.; Romão, A.; Parreira, P. (2017). Deep Learning and IoT to Assist Multimorbidity Home Based Healthcare. Journal of Health & Medical Informatics, 08(03), 8–11.

Garcia-Alonso, J., Berrocal, J., Murillo, J. M., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2019). Situational context for virtually modeling the elderly. In Advances in Intelligent Systems and Computing.

Lopes, M.; Barbosa, P.; Fonseca, C. (2020). The Individual Care Plan as electronic health record : a tool for management, integration of care and better health results. In Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging.

Moguel, E., Berrocal, J., Murillo, J. M., García-Alonso, J., Mendes, D., Fonseca, C., & Lopes, M. (2018). Enriched elderly virtual profiles by means of a multidimensional integrated assessment platform. Procedia Computer Science, 138.

Equipa Docente (2023/2024 )