2024

Literatura de Expressão Portuguesa

Nome: Literatura de Expressão Portuguesa
Cód.: LLT11260M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Facultar aos formandos uma visão larga e plural das literaturas em língua portuguesa, em especial em
África.
2.Desenvolver de forma convergente saberes anteriormente adquiridos de forma parcelar.
3.Permitir aos formandos o desenvolvimento duma consciência transnacional e internacional a partir da língua
portuguesa.
4.Contribuir para a aproximação das comunidades que falam a língua portuguesa, sobretudo as africanas.

Conteúdos Programáticos

1.Os Descobrimentos Portugueses, a África, a América e o Oriente. O aparecimento de uma literatura ligada à
Expansão marítima. Nascimento e características duma literatura colonial portuguesa (séculos XVI-XVII).
2.A diferenciação literária no Brasil. Noção, ideia, conceito. Nativismo e brasilidade. O sentimento nacional no
Brasil.
3.O sentimento nacional na África (séculos XX): Cabo Verde, Angola, Moçambique. A diferenciação literária
(século XX). Nacionalismo e anti-colonialismo: raízes e independência política. Negritude e crioulismo. Angola:
geração de Mensagem. Diferenciação literária na Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Cabo Verde: temas,
movimentos, autores, afinidades. A década de 30 e os cruzamentos: o realismo nordestino brasileiro (Lins do
Rego, Gilberto Freyre) e a tomada de consciência regional. Fundação da revista Claridade (1936). A
diversificação literária cabo-verdiana: a lírica e o romance. A questão da língua e o bilinguismo do país.

Métodos de Ensino

As sessões funcionam em regime de seminário. O funcionamento contempla as seguintes metodologias de
trabalho: sessões colectivas de exposição introdutória aos conteúdos; debate de problemas fundamentais e
específicos dos conteúdos; leituras críticas de textos seleccionados. A avaliação é individual e realiza-se no
final de cada semestre. A avaliação consiste num trabalho final, escrito e individual, realizado sob orientação
do docente sobre um dos temas dos conteúdos programáticos. Tal não implica, porém, que os
alunos/formandos não sejam chamados a apresentar pequenos trabalhos individuais em sala de aula
(recensões, comentário de texto, pesquisa bibliográfica, etc.).

Bibliografia

Cândido, Antônio. (1975). Formação da Literatura Brasileira, 2 volumes. São Paulo.
Cidade, Hernani. (1963-4). A Literatura Portuguesa e a Expansão Ultramarina, 2 vols. Coimbra: Arménio Amado
Editor.
(1986). Claridade, revista de arte e letras [ed. de Manuel Ferreira]. Linda-a-Velha: ALAC.
Ferreira, Manuel. (1977). Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, 2 vols. Lx.: Instituto de Cultura
Portuguesa,.
– (s/d; 1985). A Aventura Crioula. Lisboa: Plátano Editora.