2024

Literatura e Cultura para a Infância e Juventude

Nome: Literatura e Cultura para a Infância e Juventude
Cód.: LLT14405M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta uc estuda o sistema específico da Literatura para a Infância e Juventude, em si próprio e legitimado por diferentes instituições, sobretudo ligadas aos sistemas de ensino e à promoção do livro e da leitura.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Estudar o sistema específico da Literatura para a Infância e Juventude em si próprio e legitimado por diferentes instituições, da qual se destacam as que estão ainda ligadas aos sistemas de ensino e à promoção do livro e da leitura, e comparando esses sistemas com outras produções artísticas e objetos culturais/recreativos geralmente entendidas como produções para as massas.

Conteúdos Programáticos

1. Literatura, infância e sociedade
2. Os livros e os objetos, os livros animados.
3. Escrita e receção.
4. Literatura para a infância e instituições
5. Texto e Imagem: relações vitais
a. Perspetiva histórica e contemporânea do conceito de infância.
b. Do livro para a infância ao meio envolvente: da estética à política.
c. A exploração pedagógica do livro para a infância
d. Questões de mercado: (d)o livro (a)o produto de merchandising
e. O jogo da literatura: cinema, teatro, televisão e "novelização".
f. As crianças da vídeo-esfera.

Métodos de Ensino

A lecionação da UC articula as dimensões teórica e prática. As aulas de cariz mais expositivo com a apresentação e contextualização dos principais conteúdos, complementam-se aulas de cariz prático, nas quais se procede à análise e comentário de obras e textos literários selecionados para o efeito.
Os alunos assistem ao longo do semestre a exercícios que depois e acompanhados de sugestões bibliográficas, aplicam quando elaboram os trabalhos finais, tendo em vista a reflexão sobre as questões centrais do programa e a construção, autónoma e crítica, de materiais concretos ligados à crítica literária aplicada a este campo literário específico.
A avaliação contínua inclui dois momentos de avaliação, com pesos distintos: um trabalho de recensão de artigo teórico realizado durante o semestre (25%) e um artigo de crítica a uma obra, conjunto de obras, ou temático entregue no final do semestre (75%). A avaliação por exame (100%) inclui uma prova presencial escrita a realizar na época própria.

Bibliografia

GOMES, J. A. (1998). Para um História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, Lisboa: Ministério da Cultura/IPLB.

O’SULLIVAN, E. (2005). Comparative Children's Literature. New York: Routledge.

RAMOS, A. M. (org.) (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia.

RECHOU, Blanca-Ana Roig (2013). Educación literaria e literatura infantil e xuvenil. Porto:Tropelias & Companhia.

SHAVIT, Z. (2003). Poética da Literatura para Crianças. Lisboa: Caminho.