2024

Metodologias de Investigação

Nome: Metodologias de Investigação
Cód.: VIS13588M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina fornece aos discentes os necessários critérios e dispositivos metodológicos formais, para a elaboração de trabalhos académicos e extra-académicos. Pretende-se sobretudo fomentar e desenvolver no estudante a prática da pesquisa e da investigação de uma forma rigorosa e autónoma. Deseja igualmente concorrer para o desenvolvimento da expressão e linguagem oral e escrita do aluno e respectiva articulação de conteúdos.

Conteúdos Programáticos

1. Criatividade, exercício e produção na investigação.
1.1. Paradigmas da investigação;
1.2. A pesquisa e o plano de trabalho;
1.2.1. Estratégias de pesquisa de informação:
1.2.1.1. Selecção do tema – selecção de fontes;
1.2.2. Consulta bibliográfica e documental em arquivos e bibliotecas;
1.2.3. Métodos qualitativos e quantitativos;
1.2.4. Aparelhagem instrumental e multiplicidade de suportes;
1.2.5. Técnicas de síntese e de análise: bases de dados; fichas de leitura: temáticas e de citação; recensões críticas; critérios de citação bibliográfica; bibliografia primária e secundária; citações de URLs.
1.2.6. Recursos actuais de pesquisa através dos meios tecnológicos.

2. Apresentação dos resultados da investigação.
2.1. Organização do discurso – comentário, dissertação;
2.2. Tipos de tese;
2.3. Aspectos formais: critérios gráficos e de redacção;
2.4. Estruturas;
2.5. Citações;
2.6. Notas de rodapé;
2.7. Anexos e apêndices;
2.8. Índices;
2.9. Bibliografia.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, apelando à participação do discente, através de diversos exercícios de integração de conhecimentos.
A avaliação contínua, demanda os seguintes trabalhos práticos:
– Elaboração de uma bibliografia no mínimo com 30 menções onde se incluam: monografias, periódicos, teses e URL's;
– Elaboração de uma ficha de leitura na qual se incluam citações de um livro à escolha do discente;
– Aula prática em que o discente elaborará um resumo de um texto dado pela docente;
– Elaboração de uma recensão crítica de uma obra selecionada pelo discente;
– Exercícios práticos realizados nas aulas.
Os 4 primeiros exercícios correspondem a 70% da nota final; os últimos exercícios e a participação nas aulas a 30%.
Os critérios de avaliação serão estes:
– Qualidade do trabalho;
– Assiduidade do aluno como garantia de aprendizagem;
– Quantidade do trabalho;
– Capacidade de evoluir.
Existe a possibilidade de efectuar a cadeira por exame, a combinar com a docente.

Bibliografia

AZEVEDO, C.; AZEVEDO, A. (2003). Metodologia científica. 6.a ed. Lisboa: Universidade Católica Editora.
BARNET, S. (2005). A short guide to writing about art. New York; Montreal: Pearson Longman.
Carvalho, M. (org.) (1994). Metodologia científica: fundamentos e técnicas: construindo o saber. 4.a ed. Campinas: Papirus.
BUTT, D. (2017). Artistic research in the future Academy. Bristol: Intellect Ltd.
HANNULA, M.; SUORANTA, J., VADÉN, T. (2014). Artistic research methodology: narrative, power and the public. N.Y.: Peter Lang.
NELSON, R. (2013). Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies, resistances. London: Palgrave Macmillan.
NOSICH, G. (2011). Aprender a pensar criticamente. Porto: Universidade Católica Editora, 2011.
PEREIRA, A.; POUPA, C. (2012). Como escrever uma tese monografia ou livro científico. 5.ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.
SCHWAB, M.; BORGDORFF, H. (2014). The exposition of artistic research: publishing art in academia. Leiden: Leiden University.

Equipa Docente (2023/2024 )