2023

Paleontologia de Invertebrados

Nome: Paleontologia de Invertebrados
Cód.: GEO10330M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Consideram-se como principais objectivos:


1. Promover um grau de conhecimento especializado no dominio da Paleontologia de Invertebrados, incluindo os tópicos morfologia, classificação, evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia de cada um dos grandes grupos que se encontram no registo fóssil e, em parte, na biosfera actual;


2. Desenvolver o conhecimento na área da Paleontologia portuguesa, considerando as principais jazidas com macro-invertebrados e intervalos do registo estratigráfico mais representativos;


3. Relevar a importância científica, didáctica e histórica dos fósseis de invertebrados, com vista a sensibilizar o aluno para a sua conservação (espécimes e jazidas).


Os alunos deverão desenvolver competências:


1. Na individualização morfológica, representação pictórica e classificação taxonómica de invertebrados fósseis;


2. No estabelecimento de correspondências biunivocas entre taxa ou associações fóssseis de invertebrados e o ordenamento e idade relativa dos corpos estratigráficos que os contéem;


3. Na aplicação de critérios próprios do uniformitarismo taxonómico e da morfologia funcional com vista à reconstituição de paleoambientes e modos de vida e requisitos ecológicos de paleoespécies;


4. No reconhecimento de jazidas fósseis portuguesas e sua importância no quadro da evolução paleogeográfica do território.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos gerais


1.1. Invertebrados e Metazoários


1.2. Importância na Biosfera actual e durante o Fanerozóico


1.3. Utilidade biostratigráfica


1.4. Interesse paleoecológico e paleoambiental


1.5. Carácter interdisciplinar da Paleontologia de invertebrados


2. Biodiversidade e Registo Fóssil


2.1. Uma perspectiva da diversidade dos Invertebrados modernos


2.2. Síntese de partes esqueléticas e potencial de fossilização


2.3. Implicações da distorção do registo fóssil


                        


3. Origem e diversificação primordial


3.1. Os primeiros Metazoários


3.2. As faunas marinhas do Proterozóico Superior


3.3. Origem e evolução dos principais filos


3.4. O papel da radiação câmbrica


3.4. As extinções em massa


 


4. Principais filos de Invertebrados (morfologia, classificação, evolução e filogenia, importância biostratigráfica, paleoecológica e paleobiogeográfica)


4.1. Filo Porifera


4.2. Filo Cnidaria 


4.3. Filo Briozoa


4.4. Filo Brachipoda


4.5. Filo Mollusca 


4.5.1. Classe Bivalvia


4.5.2. Classe Gastropoda


4.5.3. Classe Cephalopoda


4.6. Filo Echinodermata


4.6.1. Classe Blastoidea


4.6.2. Classe Crinoidea


4.6.3. Classe Echinoidea


4.7. Filo Annelida


4.8. Filo Arthropoda


4.8.1. SubfiloTrilobitomorpha 


4.8.2. Subfilo Crustacea


4.8.3. Subfilo Chelicerata 


4.9. Filo Hemichordata 


4.10. Outros grupos menores


 


5. Os invertebrados na Paleontologia portuguesa


5.1. Síntese histórica


5.2. Intervalos estratigráficos representados


5.3. Principais jazidas


5.4. Colecções museológicas


5.5. Importância científica e patrimonial


6. Algumas jazidas excepcionais (lagerstätten)


7. Conclusões (perspectivas presentes e futuras).


A Paleontologia de invertebrados abrange uma das áreas fundamentais da Paleontologia sistemática e do estudo da diversidade taxonómica no mundo animal, ao longo das grandes etapas que caracterizaram a evolução orgânica, as extinções bióticas e as consequentes reorganizações porque passou a biosfera, até à sua configuração presente. Os metazoários invertebrados constituem, com efeito, uma das grandes fatias do mundo orgânico e do registo fóssil. Por conseguinte, a disciplina baseia-se em metodologias que derivam da sistemática e taxonomia zoológicas (lineanas e evolutivas) aplicadas aos fósseis (morfo-espécies), a par de critérios próprios do uniformitarismo taxonómico, da morfologia funcional e da analogia. Os conceitos basilares da Estratigrafia e da Paleobiologia são também focados com detalhe, na medida em que os invertebrados fósseis constituem elementos preciosos e fundamentais para o ordenamento estratigráfico e estabelecimento de correlações entre formações sedimentares, a par de contribuirem para a caracterização de paleoambientes e suas respectivas paleopopulações e paleocomunidades de organismos. Por razões de proximidade e de integração óbvias, a abrangência dos invertebrados fósseis na Geologia portuguesa é também Relevada com especial ênfase.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos programáticos terá lugar através de aulas-expositivas (teórica) e aulas práticas baseadas no manuseamento de colecções de espécimens. Preve-se que estas sejam complementadas com uma ou mais aulas de campo e/ou aula-museu.


A Paleontologia de invertebrados presta-se especialmente a um ensino/aprendizagem não formais, de carácter teórico-prático ou prático e com aptência para actividades de aula-museu com visita a colecções paleontológicas, de saída de campo a jazidas com carácter didáctico/científico e ao manuseamento laboratorial de colecções exemplificativas. Esta diversidade de opções de métodos de ensino coaduna-se também com aulas teóricas expositivas e com o recurso a actividades de pesquisa (bibliográfica, TIC, campo, etc.) desenvolvidas pelos alunos, a título individual ou em grupo e com tutoria do professor, visando a construção de materiais audio-visuais e a apresentação de trabalhos, portefólios ou cadernos de actividades.


 


 

Avaliação

 


A avaliação será efectuada através de prova escrita final (teórica e teorico-prática), acompanhada de portefólio reflexivo de aprendizagens (apontamentos teóricos e exercícios práticos) e trabalho individual de pesquisa.

Bibliografia

Boardman, R.S.; Cheetham, A.H. Albert & Rowell, J. (1987) - Fossil invertebrates. Blackwell Scientific Publications, Palo Alto, 713 p.


Briggs, E.G. & Crowther, P.R. eds. (1990) – “Palaeobiology. A synthesis”. Blackwell Sc. Publ., Oxford, 583 p.


Carvalho, I.S. (2001) – “Paleontologia”. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 629 p.


Clarkson, E.N.K. (1998) – “Invertebrate Palaeontology and Evolution”. 4th. Edition. Blackwell Sci., Cambridge, 452 p.


Ziegler, B. (1983) – “Introduction to Palaeobiology. General Palaeontology”. Ellis Horwood Eds. Ser. Geol., Chichester, 225 p.